13ª edição do Semear foi realizada em parceria com a Prefeitura

No Rating

Publicado por SECOM em: 19/07/2018

 

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e o Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH) promoveram, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, o XIII Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis (Semear), nos dias 6 e 7 de junho, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) na Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Realizado todos os anos, o evento tem como visão contribuir para discussão, integração e intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes, consultores, engenheiros e outros profissionais que atuam na área ambiental. O Semear busca integrar os alunos dos mestrados em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Memarh) e em Engenharia de Energia, Especialização em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Cemarh), bem como os das graduações em Ciências Biológicas e das engenharias Ambiental, Hídrica e de Energia. A edição deste ano contou com o apoio do Centro Acadêmico de Engenharia Hídrica (CAEH) e foi marcada por um alcance mais expressivo, já que estiveram presentes diversos membros de instituições de ensino da região.

Dentre os palestrantes convidados estiveram o professor Carlos Barreira Martinez, do Laboratório Thermo-Hydro-Eléctrico (LTHE) da Unifei de Itajubá, e a engenheira ambiental Isabela Filardi Vasques, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Participaram do evento alunos, pesquisadores e professores da Unifei, da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG/Unesp), do Centro Universitário de Itajubá (Fepi), da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e das unidades de Inconfidentes e Poços de Caldas do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

Idealizada pelo Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Unifei, a realização do Simpósio permitiu a divulgação técnico-científica dos trabalhos desenvolvidos, sobretudo pelos estudantes e professores da área ambiental. Deste modo, proporcionou aos alunos de faculdades e universidades da região a oportunidade de divulgar suas pesquisas mais recentes e fomentar o contato com profissionais e pesquisadores, por meio de palestras e mesas redondas.

Para mais informações sobre o Semear: www.seminariosemear.com

Fotos: CERPCH Unifei.

13ª edição do Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis

A edição deste ano foi marcada pela presença de diversos membros de instituições de ensino da região

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br