3ª Caminhada do Dia Nacional da Luta Antimanicomial reuniu dezenas de pessoas

No Rating

Dezenas de pessoas participaram da 3ª Caminhada do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, uma iniciativa da Prefeitura de Itajubá, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), e o CAPS Dr. Bezerra de Menezes.

A caminhada foi no dia 18 de maio e a concentração foi no CAPS do Morro Chic e o tema deste ano foi Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho – Eles passarão, eu passarinho. Os participantes seguiram pela avenida Coronel Carneiro Júnior (Rua Nova) até o Calçadão. O principal objetivo foi conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão desses cidadãos e promover o resgate do tratamento voltado à autonomia do paciente.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais do sistema de saúde mental, que eram contra o tratamento desumano dado aos usuários, organizaram o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios. A reivindicação aconteceu durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru interior de São Paulo. Com o passar dos anos, o movimento aumentou sendo instituído o dia 18 de maio como oficial pela luta em todo o País.

Caminhada ressaltou o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Concentração foi em frente ao CAPS-AD

Evento contou com o apoio da Guarda Municipal

Participantes seguiram pela rua Nova até o Calçadão

Movimento remete ao manifesto público a favor da extinção dos manicômios

Vários profissionais da saúde participaram da caminhada

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br