3ª Caminhada do Dia Nacional da Luta Antimanicomial será no dia 18 de maio

No Rating

Com o tema -Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho. Eles passarão, eu passarinho -, a Prefeitura de Itajubá, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), e o CAPS Dr. Bezerra de Menezes realizarão a 3ª Caminhada do Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A concentração será no dia 18 de maio, quarta – feira, a partir das 10 horas da manhã, na Praça Dr. Pereira dos Santos (Praça do Soldado); passando pela Avenida Coronel Carneiro Júnior (Rua Nova); até a praça Theodomiro Santiago. A caminhada tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão desses cidadãos; e promover o resgate do tratamento voltado à autonomia do paciente.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais do sistema de saúde mental, que eram contra o tratamento desumano dado aos usuários, organizaram o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios. A reivindicação aconteceu durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru interior de São Paulo. Com o passar dos anos, o movimento aumentou sendo instituído o dia 18 de maio como oficial pela luta em todo o país.

Concentração será na praça Dr. Pereira dos Santos a partir das 10 horas

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br