4º BE Cmb pode ser convocado e está preparado para reforçar Segurança Pública no Rio de Janeiro

No Rating

Por Fabiana Frucci

 

Com a iminência da paralisação do serviço da Polícia Militar no Estado do Espírito Santo e os rumores de que essa greve seja desencadeada também no Rio de Janeiro, militares do Exército Brasileiro estão sendo convocados para reforçar a Segurança Pública nestes locais.
O 4º Batalhão de Engenharia de Combate, ‘Batalhão Pontoneiros da Mantiqueira’, por ser subordinado à 4ª Região Militar, em Belo Horizonte, que faz parte do Comando Militar do Leste (comando este que abrange os estados do ES, MG e RJ), poderá ter sua tropa convocada para a missão no contexto de garantia da Lei e da Ordem destas regiões.
O coronel Luís Eduardo Siqueira Lira, comandante do 4º BE Cmb, esclarece que, por conta desta subordinação, não apenas neste, mas em todo caso de perturbação grave da Ordem que ocorra nesta região, há a possibilidade da convocação do Batalhão de Itajubá, porém, nada que fuja ou altere as atribuições militares.
Numa possível convocação para ajudar na Segurança Pública desses estados, o comandante explica que a atuação do Batalhão de Engenharia será em apoio às organizações já atuantes no local. “Eventualmente, pode ser empregado em missões típicas de garantia da Lei e da Ordem, como patrulhamento de vias, revistas de cidadãos, autuações com o devido respaldo jurídico, entre outras do contexto desses momentos de perturbação da Ordem”, diz o coronel.
O comandante ainda afirma que não tem dúvidas de que os militares do Batalhão de Itajubá estão preparados para o cumprimento desta possível convocação. “Nossos militares do efetivo profissional, que são oficiais, subtenentes e sargentos, e alguns cabos e soldados já têm uma preparação de anos para esse tipo de missão. Nossos soldados do efetivo variável, que são os recrutas, passaram por instrução individual básica, receberam adestramento para operações de garantia da Lei e da Ordem e foram qualificados para assumir funções que são típicas do seu desempenho profissional no que precisamos no quartel, então, não resta dúvida de que estão devidamente preparados e qualificados para o cumprimento de missões desta natureza”, garante o coronel Lira.
Segundo o comandante, os militares estão preparados não apenas para esta, mas para qualquer missão a que sejam convocados. “Quando necessário, estaremos aqui, sempre prontos, e não apenas para atuar em nossa área, mas em qualquer área que o Exército definir que devamos atuar. Para isso, o Batalhão estará sempre pronto e sempre procurando fazer muito bem feito aquilo que deve ser feito”, finaliza o coronel Lira reforçando que o Exército Brasileiro está sempre pronto para servir a nação. “Nossos militares estão qualificados para assumir esta missão”.

4º BE Cmb - Segurança RJ 14º-BE-Cmb: sempre prontos

4º BE Cmb - Segurança RJ