50 anos de falecimento de Wenceslau Braz foi celebrado no último domingo

No Rating

Com apoio da Prefeitura de Itajubá, a Academia Itajubense de História (AIH) realizou uma solenidade em referência ao cinquentenário de falecimento do ex-presidente Wenceslau Braz. A cerimônia, no domingo, dia 15 de maio, às 9 horas, foi em frente à Casa Rosada, residência da família de Wenceslau Braz, na praça que leva o nome dele.

Prestigiaram a solenidade o prefeito Rodrigo Riêra, o presidente da AIH, Cel. João Otero Diniz, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Massoud Nassar Neto, o vereador Rui Martins, o ex-vereador Geraldo Canha, o ex-vereador José Isirodo, o major José Fábio Gomes Bezerra, representando o 4º Batalhão de Engenharia de Combate (4º BE Cmb); o presidente da Academia Itajubense de Letras (AIL), Antônio Trotta, estudantes e professores da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), entre outros convidados.

O prefeito Rodrigo Riêra ressaltou a importância de Wenceslau Braz para Itajubá e região e saudou a família do ex-presidente, na ocasião representada por Gilberto Braz Botelho. O bisneto de Wenceslau Braz levou uma coroa de flores ao monumento localizado na praça, auxiliado por soldados do Batalhão.

Wenceslau Braz

Entre tantos personagens que atuaram de maneira relevante para o desenvolvimento de Itajubá, o presidente Wenceslau Braz destaca-se por ter proporcionado ao País e ao município um exemplo de patriotismo e de honestidade. Sua atuação política em Minas Gerais foi em cargos como Deputado Estadual e Deputado Federal, elegendo-se posteriormente vice-presidente e presidente da República.

Era referência para estadistas e políticos que o procuravam para conselhos e sugestões. No campo econômico, Wenceslau Braz adotou uma austera política financeira para enfrentar a redução das exportações ocorridas com a Primeira Guerra Mundial. Pioneiro e fundador de muitas instituições em Itajubá, foi detentor de prestígio e sobretudo de grande amizade e admiração do povo que até hoje se orgulha e fica honrado com sua existência.

Cidadãos prestigiaram a solenidade

O prefeito Rodrigo Riêra e o bisneto de Wenceslau Braz, Gilberto Braz Botelho

Cel. João Otero Diniz, presidente da Academia Itajubense de História

Solenidade foi realizada na praça Wenceslau Braz em Itajubá

Coroa de flores foi depositada sobre o busto de Wenceslau Braz

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br