56º Batalhão de Polícia Militar em Itajubá possui novo comandante

No Rating

Na manhã do dia 10 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de troca de comando do 56º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, na sede social do Clube Itajubense, centro da cidade.

O comandante da 17ª Região de Polícia Militar, coronel Cássio Antônio Fernandes, conduziu a passagem de comando entre o tenente coronel Marcone de Freitas Cabral e o tenente coronel André de Oliveira Coli. A solenidade contou com a presença do prefeito Rodrigo Riera e de secretários municipais, prefeitos de municípios vizinhos, vereadores, entre outras autoridades, além de oficiais da Polícia Militar e convidados.

O tenente coronel Marcone de Freitas Cabral agradeceu a receptividade dos itajubenses, em especial ao prefeito Rodrigo Riera, que sempre reforçou a parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar. Ele destacou ainda a redução da criminalidade do município, fruto do trabalho da PM em parceria com o Executivo Municipal, entidades locais e com a população.

O novo comandante do 56º Batalhão da PM em Itajubá, tenente coronel André Coli destacou a importância da continuidade do trabalho da corporação com a colaboração da comunidade para elevar ainda mais a segurança município. Ele possui 44 anos de idade, é natural do Rio de Janeiro (capital), é casado com Daniela de Castro Moreira e possui três filhos. É graduado pelo Curso de Formação de Oficiais e possui os seguintes cursos: Invasões Táticas, em 1998; Operações Especiais, em 1999; Rádio patrulhamento Rotam, em 2002; Policiamento Comunitário, em 2002; Controle de Distúrbios, em 2005; Curso de Especialização em Segurança Pública, em 2011; e Sistema de Comando em Operações, em 2012.

Como formação complementar o oficial cursou os seguintes cursos: Escalador Militar, conferido pelo Exército Brasileiro em 1992; Técnicas de Intervenções em Acontecimentos Esportivos pelo Ministério da Justiça, em 2010; Gerenciamento de Reuniões Públicas pelo Ministério da Justiça, em 2014.

Entre as funções exercidas como oficial superior, o tenente coronel André Coli atuou como subcomandante de unidade, chefe de seção de Estado Maior de unidade de direção intermediária e comandante de companhia. Na Polícia Militar, foi promovido, em 1998, ao posto de segundo tenente; em 1999, ao posto de primeiro tenente; em 2004, ao posto de capitão; em 2013, ao posto de major; e em 2016, ao posto de tenente coronel. Coordenou, na condição de chefe da seção de emprego operacional, os planejamentos operacionais das tropas especiais do comando de planejamento especializado pela Polícia Militar de Minas Gerais para a Copa das Confederações FIFA – 2013, e planejou os esforços para a Copa do Mundo – FIFA 2014, além de possuir experiência no comando de grandes eventos, em controle de distúrbios e intervenções em presídios.

O tenente coronel André Coli possui as seguintes condecorações:
– 1992: Barreta de Praça Mais Distinta, conferida pelo Exército Brasileiro;
– 1999: Destaque Operacional pelo 27º Batalhão de Polícia Militar;
– 2000: Destaque operacional pelo 27º Batalhão de Polícia Militar;
– 2006: Medalha de Mérito Militar – Grau Bronze;
– 2007: Destaque Operacional pelo Batalhão de Choque;
– 2008: Medalha Alferes Tiradentes, conferida pela Polícia Militar;
– 2009: Medalha de Mérito Militar, conferida pela Polícia Militar;
– 2011: Medalha de Mérito Profissional;
– 2013: Medalha Santos Dumont, Grau Bronze, conferida pelo Governo do Estado de Minas Gerais;
– 2014: Medalha de Mérito Profissional.
Oficiais da PM também acompanharam a troca de comando

Cerimônia reuniu autoridades e convidados na sede social do Clube Itajubense

O tenente coronel Marcone de Freitas Cabral foi homenageado pelos serviços prestados ao município

O tenente coronel André Coli assumiu o comando da corporação

Prefeito Rodrigo Riera prestigiou a troca de comando do 56º Batalhão de Polícia Militar em Itajubá

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br