Beneficiários do Cadastro Único devem ficar atentos sobre a atualização de seu cadastro

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Publicado por SECOM em: 07/02/2019

 

Os cidadãos beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, devem ficar atentos e manter os dados atualizados junto ao Cadastro Único. Qualquer alteração referente a mudança de endereço, de escola, em relação à renda ou à mudança na estrutura da família devem ser informadas ao Cadastro Único. Se o beneficiário não atualizar as informações, pode haver o cancelamento do beneficio.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Para a atualização do cadastro o responsável familiar deverá levar os seguintes documentos:

– Certidão de Nascimento (para solteiros);
– Certidão de Casamento (para casados);
– RG (a partir de 16 anos);
– CPF (a partir de 16 anos);
– Título de Eleitor (a partir de 18 anos);
– Carteira de Trabalho (mesmo que não esteja registrada);
– Comprovante de renda (Holerite, extrato de benefícios, entre outros);
– Comprovante de Residência (recente);
– Declaração Escolar (atualizado: pessoas de até 18 anos em creches ou escolas);
– Carteira de Vacinação (para menores de 7 anos);
– Atestado de Óbito (caso algum morador já cadastrado tenha falecido).

A seguir, os programas que atendem aos inscritos:

– Programa Bolsa Família;
– Tarifa Social de Energia Elétrica;
– Carteira do Idoso;
– Programa Brasil Alfabetizado;
– Auxílio Emergencial Financeiro;
– Programa Minha Casa Minha Vida;
– Programa Cisternas;
– Água para Todos;
– Aposentadoria para pessoas de baixa renda;
– Telefone Popular;
– Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
– Pronatec Brasil sem Miséria;
– Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
– Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos;
– Programa Nacional de Reforma Agrária;
– Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Para a atualização o responsável familiar deve comparecer na na rua Alcides Faria, nº144, no bairro Varginha, com atendimento das 7 horas às 17 horas. Para mais informações no telefone (35) 3692-1758.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br