Campanha de vacinação contra o H1N1: 80 % dos grupos prioritários são vacinados em Itajubá

No Rating

Até 20 de maio acontece a campanha de vacinação contra o H1N1 nos 22 postos de saúde do município. A imunização pode ser feita das 8 horas às 17 horas. A vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários, como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mães que tiveram bebês em até 45 dias pós-parto, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Em Itajubá, 80 % do público alvo já foi imunizado e a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) é atender no mínimo 92 %.

Sobre a doença

O H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também é conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, pode levar à morte. A gripe causada pelo vírus H1N1 é uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa.

Como na gripe comum, o contágio entre as pessoas ocorre através de secreções respiratórias, como gotículas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Após contato com vírus, o indivíduo pode levar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. Esses sintomas são semelhantes ao da gripe comum. O indivíduo afetado pode ter início abrupto de febre alta associado à tosse, dores musculares e nas articulações (juntas), dor de cabeça, prostração, coriza, garganta inflamada, calafrios e, às vezes, vômitos e diarreia. A doença pode evoluir para falta de ar e insuficiência respiratória seguida de morte. Contudo, a grande maioria dos casos evolui espontaneamente para cura sem apresentar complicações.

Vacinação vai até o dia 20 de maio

Pessoas acima de 60 anos estão entre os grupos prioritários

80 % dos grupos prioritários já foram imunizados em Itajubá

Vacinação no posto de saúde do bairro Rebourgeon

Postos da zona rural também realizam a campanha

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br