Com apoio da Prefeitura, Academia Itajubense de Letras promove sarau em comemoração aos seus 53 anos de atividades

No Rating

Publicado por SECOM em: 21/08/2017

 

No dia 23 de agosto, quarta-feira, a partir das 18h30, o Teatro Municipal Christiane Riera será palco para um variado time de artistas, como cantores,músicos, dançarinos, escritores e poetas,que promoverão o Sarau intitulado “A poesia está no ar”, com o objetivo de comemorar, junto à população em geral, os 53 anos da Academia Itajubense de Letras (AIL).

O evento é idealizado pela AIL e conta com o apoio da Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Artístico de Itajubá (Codphai), além do incentivo da Academia Itajubense de História (AIH), do Circolo Italo-Brasiliano d’Itajubá e da Revista Guia da Mantiqueira.

Durante o sarau haverá apresentação de declamadores e acadêmicos da AIL, além de danças, coral e canto lírico, entre outras artes. No mesmo local acontecerá a exposição de livros já editados pelos acadêmicos da AIL e de atividades artísticas diferentes da escrita, como pinturas e desenhos.

Para o músico Omar Fontes, que será uma das atrações do evento, “o Sarau vem resgatar espontaneamente um momento poético e musical e que alegra a alma de quem se apresenta e de quem participa”. Teremos também os cantores Rogério Silvestre e Adilson Santos.

A Academia Itajubense de Letras

Fundada em 15 de agosto de 1964, a Academia Itajubense de Letras (AIL) é uma instituição cinquentenária que tem entre seus acadêmicos nomes ilustres para Itajubá, a região e o Estado de Minas Gerais.

Seu primeiro presidente foi o historiador José Armelim Bernardo Guimarães, neto de Bernardo Guimarães,o autor da conhecida obra “A Escrava Isaura”. Entre os atuais membros da AIL está o acadêmico Paulo Nogueira, que inspirou o Professor Nogueira, uma sábia coruja que aconselha a Turma do Pererê, idealizada pelo cartunista Ziraldo.

A AIL foi declarada, no dia 03 de outubro de 2016, Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Município de Itajubá, pela Lei 3.171, sendo a primeira academia, entre todos os municípios brasileiros, a receber tal declaração. A atual diretoria da instituição é presidida pelo jornalista, escritor e poeta Antonio José dos Santos Trotta.

SERVIÇO:

Sarau “A poesia está no ar”
Data: quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Horário: 18h30
Local:Teatro Municipal Christiane Riera – Avenida Dr. Jerson Dias, 500, bairro Estiva – Itajubá – MG.
Entrada: franca, com convite especial
Telefone para informações ao público e à mídia:(35) 9-9905-4141

Décio de Carvalho – Jornalista

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br