Combate à Dengue: Prefeitura faz passeata para conscientização contra a Dengue

No Rating

Publicado por SECOM em: 17/04/2018

 

A Prefeitura de Itajubá faz ações de combate à Dengue durante todo o ano e uma das mais importantes atividades é a conscientização da população. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Setor de Endemias, em parceria com a Escola Estadual Coronel Casimiro Osório, localizada no bairro São Vicente, realizou uma Passeata Contra a Dengue, no dia 13 de abril.

A passeata contou com a presença de aproximadamente 200 alunos e o objetivo foi mobilizar os estudantes bem como as pessoas que residem no bairro Medicina e imediações. Para isso, os alunos fizeram cartazes chamando a atenção para as maneiras de se prevenir a Dengue.

Além do trabalho de conscientização realizado nas escolas, a Prefeitura também capacita os profissionais e os responsáveis pela saúde no município para atender à população e evitar uma epidemia da doença, realiza a visita dos agentes de endemias às residências, faz limpeza de terrenos, mutirões de limpeza nos bairros, recolhimento de pneus velhos em locais de risco, entre outras ações.

A Dengue é transmita pelo mosquito Aedes Aegypti e infecção pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da Dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

Como prevenir?

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Ele tem hábitos diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros – estratégia que garante a dispersão da espécie.

Passeata Contra a Dengue

Passeata contou com a presença de aproximadamente 200 alunos

Objetivo foi mobilizar os estudantes bem como as pessoas que residem no bairro Medicina e imediações

Prefeitura faz trabalho de conscientização sobre a Dengue nas escolas

A prevenção é a melhor forma de combater o mosquito da Dengue

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br