Coronavírus: municípios vizinhos emprestam respiradores mecânicos para Itajubá

No Rating

Sensibilizados com o momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os municípios vizinhos de Itajubá viabilizaram o empréstimo de aparelhos respiradores para a cidade. São 2 equipamentos completos vindos de Brasópolis e 1 de Paraisópolis. Pedralva e Maria da Fé também contribuíram com 1 e 2 respiradores portáteis, respectivamente. Os 6 respiradores foram destinados para o Hospital de Clínicas de Itajubá, referência para toda a microrregião.

Os equipamentos foram entregues pelo Secretário Executivo do CISMAS (Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí), Paulo Renato Germiniani, e pelo Secretário Municipal de Saúde, Nilo Baracho, ao Hospital de Clínicas, representado pelo Engenheiro Clínico da instituição, Adriano Salum.

O empréstimo dos equipamentos visa aumentar o número de leitos na Unidade Especializada em Síndromes Respiratórias Agudas e COVID-19 do Hospital, tendo em vista a dificuldade de encontrar, no momento, aparelhos como estes para compra ou locação.

“Fizemos essa gestão junto aos secretários dos municípios vizinhos que, sabendo da possibilidade de seus munícipes serem atendidos em Itajubá, prontamente nos cederam esses aparelhos reserva sem prejuízo para os seus hospitais, que continuam equipados com outros respiradores”, comentou o Secretário Nilo.

Os ventiladores ou respiradores mecânicos são essenciais para o tratamento de pacientes com quadro grave ou gravíssimo de Covid-19. Nesses casos, a doença produz um processo inflamatório que atinge os pulmões, fazendo com que os pacientes apresentem dificuldades respiratórias ou não consigam respirar sozinhos, necessitando do suporte ventilatório.

 

Secretaria de Comunicação

Secretaria de Comunicação

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br