Curso de Iniciação Enxadrística reuniu participantes na Praça de Esportes Itajubá

No Rating

Publicado por SECOM em: 23/08/2018

 

O Curso de Iniciação Enxadrística, realizado no dia 13 de agosto pela Prefeitura de Itajubá e pela Federação Mineira de Xadrez, reuniu 46 participantes, no Salão Nobre da Praça de Esportes Itajubá. O enxadrista Júlio Lapertosa Viana ministrou uma palestra sobre técnicas e macetes para o jogo de xadrez, com explicações teóricas e práticas.

Estudos recentes têm demonstrado que o xadrez é fonte de cultura, uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiências que constituem patrimônio cultural da humanidade. A implantação deste projeto é um plano estratégico para elevar e democratizar o padrão de qualidade da educação e de atendimento ao programa de Educação, Esporte e Lazer do Município de Itajubá, e através da luta da Prefeitura de Itajubá em parceria com o professor Toninho e outros entusiastas do xadrez, os enxadristas itajubenses têm obtido excelentes resultados em torneios importantes como os Jogos da Juventude, Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG, a Copa LBX Sul de Minas entre outros torneios que acabam por incentivar e motivar os demais alunos que se interessam pelo xadrez.

Desde 2013, a Prefeitura de Itajubá vem batalhando por meio das Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer para que o xadrez seja cada vez mais inserido nas escolas e nas atividades cotidianas dos alunos da rede municipal de ensino e da população em geral.

Confira as imagens:

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br