Dia Mundial Sem Tabaco: atividades nos postos de saúde são abertas à população

No Rating

31 de maio, terça-feira, é o Dia Mundial Sem Tabaco e a Prefeitura de Itajubá realizará atividades nos postos de saúde para sensibilizar a população sobre os males do tabagismo. Além de acompanhamento, monitoramento e capacitação para profissionais da saúde, serão fornecidos medicamentos, material didático para os grupos antitabagismo e atendimento médico e psicológico para os fumantes.

Entre os recursos oferecidos pela Prefeitura para aqueles que não conseguem parar com o hábito de fumar está a Terapia Cognitivo-Comportamental. O método oferece grupos de apoio coordenados por profissionais capacitados, que seguem os procedimentos propostos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Ministério da Saúde (MS).

Outra ação importante realizada nas Unidades Básicas de Saúde pelo programa antitabagismo, são as campanhas educativas para sensibilizar a comunidade sobre as doenças causadas pelo tabagismo, da qual vários profissionais da saúde participam. As campanhas também são realizadas com as crianças, com políticas de prevenção nas escolas, ambientes estratégicos para ações como essas, pois nelas se concentram os jovens em situação de risco para possíveis problemas relacionados ao uso de tabaco e outras drogas.

Luta contra o tabagismo

Maio é o mês mundial para a luta contra o tabagismo, por isso é chamado de maio preto. O hábito de fumar é conhecido como uma doença epidêmica relacionada à dependência química de nicotina, substância psicoativa, classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no grupo dos transtornos mentais. Mais de 4.700 substâncias tóxicas são encontradas nos cigarros, que causam cerca de 50 doenças diferentes. O tabagismo é a principal causa de morte que pode ser prevenida em todo o mundo, de acordo com a OMS.

No Brasil o combate ao fumo é um desafio. Em 1996 foi aprovada a Lei Federal nº 9.294, que proibiu o fumo em locais fechados, privados ou públicos de todo o País.
Campanhas são realizadas para sensibilizar a população

Atividades educativas visam a prevenção do tabagismo

Diversas ações serão realizadas nos postos de saúde e nas escolas

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br