Empresas mais reclamadas em 2017 – Confira o ranking do Procon

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Publicado por SECOM em: 03/01/2018

 

O Procon-Itajubá divulga o ranking das empresas mais reclamadas no ano de 2017. As empresas de telefonia lideram o ranking das mais reclamadas, seguidas por bancos, fabricantes de eletrônicos e operadoras de TV por assinatura e internet. Em números absolutos, nos quais também são computados os atendimentos do retorno da CIP e o extra-procon (modalidades de atendimento que não recebem classificação do SINDEC¹), o Procon registrou em 2017, um total de 4.329 atendimentos.

Atendimento realizados

Do total de atendimentos classificados em 2017, as áreas mais demandadas foram:

– Assuntos Financeiros: 27,76%
– Serviços Essenciais: 25,93%
– Produtos: 25,61%,
– Serviços Privados: 15,18 %

Os setores de Alimentos, Habitação, Saúde e outros, corresponderam, juntos, ao total de 5,52% dos atendimentos.

Confira o Ranking de Atendimentos do Procon 2017:

Período: 01/01/2017 até 31/12/2017

Ranking / Nome / Total / Porcentagem

1º – Oi Móvel – 430 – 11,83%
2° – Telefônica Brasil – 246 – 6,77%
3º – Claro – 167 – 4,59
4º – Caixa Econômica Federal – 162 – 4,46%
5º – Cemig Distribuição – 159 – 4,47%
6º – TIM Celular S/A – 123 – 3,38%
7º – Sky Brasil Serviços Ltda. – 84 – 2,31%
8º – Banco Mercantil do Brasil – 81 – 2,23%
9º – Banco Bradesco – 77 – 2,12%
10º – Motorola – 77 – 2,12%
11º – Magazine Luiza – 68 – 1,87%
12º – Itaú Unibanco – 62 – 1,71%
13º – Samsung Eletrônica – 62 – 1,71%
14º – Banco do Brasil – 58 – 1,6%
15º – Embratel – 53 – 1,46%

Reclamação (Processo Administrativo Formal)

O Procon entende por reclamação os problemas não solucionados pelos canais intermediários de atendimento, quando surge a necessidade de abertura de Processo Administrativo formal após as tentativas de solução inicial ².

Do total de 405 reclamações finalizadas em 2017, as áreas mais reclamadas foram:

– Serviços Essenciais (telefonia fixa e móvel e energia etc.): 35,06%.
– Produtos (eletroeletrônicos, móveis etc.): 30,12%
– Assuntos Financeiros (cartão, financiamento, banco): 19,51%
– Serviços Privados (provedores de acesso e serviços de internet, cursos etc.): 14,07%
– Saúde (coberturas obrigatórias, prazo de atendimento, e reajuste): 1,23%

Confira o ranking das empresas que responderam Processo Administrativo no Procon em 2017:

Período: 01/01/2017 até 31/12/2017

Reclamações

Ranking / Nome / Total / Porcentagem

1º – OI Móvel S/A – 131 – 30,11%
2º – Banco Mercantil do Brasil – 22 – 5,06%
3º – Motorola – 21 – 4,83%
4º – Cemig Distribuição S/A – 19 – 4,37%
5º – Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. – 18 – 4,14%
6º – B2W – Comp. Global do Varejo – 12 – 2,76%
7º – Nova Casa Bahia – 10 – 2,3%
8º – Banco Bradesco – 8 – 1,84%
9º – Claro – 8 – 1,84%
10º – CNova Comércio Eletrônico – 8 – 1,83%

[1] Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.
[2] Atendimento Preliminar, Carta de Informações Preliminares (CIP), Retorno da CIP, Simples Consulta, e Extra-Procon.

Mais informações: RANKING 

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br