Encontro sobre certificação orgânica reúne produtores rurais
Com o objetivo de fortalecer a agroecologia, por meio da agricultura orgânica, a Prefeitura Municipal de Itajubá realizou o I Encontro Anual do Organismo de Controle Social (OCS) no dia 11 de agosto.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) proporcionou um dia de atividades para os produtores rurais que estão em processo para obter o certificado de produtor orgânico.
O evento contou com trabalho de campo e palestras. Na parte da manhã, representantes do Ministério da Agricultura realizaram visitas em propriedades rurais, na qual os proprietários estão em processo para obter o certificado e apontaram as mudanças necessárias na localidade.
Na parte da tarde ocorreram palestras na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI), com importantes temas como o Mapa da Agricultura Orgânica, que foi ministrada pelos fiscais federais agropecuários Marcelo Silvestre Laurino e Lygia de Oliveira Figueiredo Bortolini.
Após a palestra ainda houve dinâmicas de grupo com o tema – Construindo a Rede Social. Para encerrar as atividades, os participantes tiraram dúvidas sobre o plantio orgânico com os fiscais, funcionários da SEMAG e com representantes da Emater de várias cidades da região
O processo de obtenção do certificado dura em média um ano e o produtor rural precisa se adequar as normas e aos procedimentos. Aqueles produtores que já são certificados, podem participar da Feira Agroecológica e Cultural de Itajubá (FACI), realizada toda quinta-feira, das 16 às 20 horas, na Praça Jornalista Sebastião Inocêncio Pereira (pracinha do BPS), e os produtores interessados em participar devem procurar a SEMAG ou a Emater para se inscrever.
Visitas técnicas na propriedades rurais
Encontro foi propício para tirar dúvidas dos produtores
Palestras trataram de temas como o mapa da agricultura orgânica
Os palestrantes Lygia e Marcelo
-
Anterior Sistema informatizado otimizará o trabalho de assistência social em Itajubá
-
Próximo Portal do Cidadão está com novo visual e novos recursos