Equipe da Secretaria de Saúde de Itajubá e Procon e visitam fábrica Cooperrita em Santa Rita do Sapucaí

No Rating

Publicado por SECOM em: 12/12/2017

 

Representando a Prefeitura de Itajubá, o Secretário de Saúde Nilo Baracho, a diretora da Vigilância Sanitária Luciene Alessandra da Silva e o coordenador do Procon Vinícius Marques visitaram na última quinta-feira, 7 de dezembro, o setor de produção de leite da empresa de laticínios CooperRita, em Santa Rita do Sapucaí.

A convite da supervisora industrial da fábrica, Tatiana Baraldi de Souza, a equipe conheceu todo o processo de produção do leite UHT (sigla em inglês que significa Ultra Alta Temperatura), desde a coleta, pasteurização, esterilização e envasamento. De acordo com a supervisora industrial, análises químicas são realizadas em todas as fases de produção do leite, garantindo a qualidade do produto. Além dos testes laboratoriais, a fábrica possui posto de inspeção federal dentro de suas dependências, e amostras coletadas durante a produção são enviadas mensalmente a um laboratório externo credenciado pelo Ministério da Agricultura.

Em 30 de novembro, atendendo a uma decisão do Procon de Itajubá, a CooperRita realizou o recall de um lote do leite fabricado na data de 12 de novembro que apresentou sedimentos de coloração marrom, que em questão de horas foi retirado de circulação na cidade. No dia 1 de dezembro a CooperRita emitiu um comunicado público, informando aos consumidores a realização de novas análises químicas que comprovaram que o lote produzido não estava contaminado e não oferecia nenhum risco à saúde.

A supervisora industrial da CooperRita, Tatiana Baraldi de Souza (à direita), recebeu a equipe da Prefeitura de Itajubá

A equipe conheceu todo o processo produtivo do leite UHT

Local onde amostras do leite são recolhidas

Análises químicas são realizadas em todas as fases de produção do leite, garantindo a qualidade do produto

Linha de produção de leite da CooperRita

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br