Equipe do setor de endemias captura caramujo africano no bairro Cruzeiro
Publicado por SECOM em: 06/02/2018
A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), tem trabalhado no combate e prevenção de endemias.
No início de fevereiro, após receber informações sobre o aparecimento de caramujo-gigante-africano no bairro Cruzeiro, a equipe do Setor de Combate às Endemias constatou in loco a presença do animal, onde foram capturados vários deles e realizado procedimento para combater o vetor, que pode transmitir diversas doenças como:
– Angiostrongylus costaricensis: responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, de sintomas semelhantes aos da apendicite;
– Angiostrongylus cantonensis: responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, de sintomas variáveis, mas muitas vezes fatal.
O caramujo-gigante-africano pode pesar 200 gramas, e medir cerca de 10 centímetros de comprimento e 20 de altura. Sua concha é escura, com manchas claras, alongada e cônica. Além disso, sua borda é cortante. Este tipo de caramujo já foi encontrado em outros bairros da cidade, como Jardim das Colinas e Piedade.
Ao encontrar esse tipo de caramujo, entre em contato com o setor de endemias pelo telefone (35) 3692-1872, para que sejam tomadas medidas de combate e controle deste vetor.
Caramujo-africano-gigante
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br
-
Anterior Confira o cardápio escolar da Rede Municipal de Ensino dos dias 5 a 15 de fevereiro
-
Próximo Frentes de Trabalho atendem as demandas do serviço Fala Cidadão