Espetáculo de encerramento do Laboratório Coral emociona público que lotou o Teatro Municipal Christiane Riera

No Rating

Publicado por SECOM em: 24/07/2017

 

Um espetáculo de encher os olhos. Assim foi a grande apresentação dos participantes do 27º Laboratório Coral de Itajubá, que aconteceu na noite do último sábado, 22 de julho, no Teatro Municipal Christiane Riera.

Interpretando canções do repertório da MPB, envolvendo coreografias e atuações cênicas, os coralistas deram um verdadeiro show, que encantou o público que lotou as dependências do teatro.

O Laboratório Coral é idealizado e coordenado pelo maestro Amaury Vieira, e realizado pela Ré Mi Fó Produções, com apoio da Prefeitura de Itajubá e do Curso G9. Referência nacional em canto coral, o Laboratório reúne todos os anos cantores e regentes de diversas partes do país.
O espetáculo do último sábado foi resultado de uma semana de preparação dos cerca de 100 participantes do Laboratório, que passaram por treinamentos, oficinas e ensaios conduzidos pelos maestros Eduardo Fernandes, Valter Satomi e Zeca Rodrigues; pelo preparador vocal, Francis Padilha; pelo diretor cênico, Reynaldo Puebla; e pela assistente de direção, Ana Abe.

Eduardo Fernandes é de São Paulo e regente dos corais da USP (Universidade de São Paulo) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Sua primeira participação no Laboratório Coral foi há 20 anos e desde então vem contribuindo com sua experiência nos trabalhos de preparação vocal dos coralistas. “É um momento muito especial que permite a troca de experiências entre regentes e cantores de outras partes do país e a intensidade de produzir um espetáculo de qualidade artística em apenas uma semana”, apontou o maestro.

Para os cantores foi uma experiência marcante, como o caso de Paulo Roberto Dias Lopes, do Rio de Janeiro. Apaixonado pelo Laboratório Coral, Paulo sempre vinha à Itajubá assistir as apresentações das edições anteriores, e neste ano é a segunda vez seguida que participa como coralista. Paulo enaltece o trabalho de Amaury Vieira, a quem considera um grande empreendedor, e agradece à Prefeitura de Itajubá pelo apoio e pela disponibilização do Teatro Municipal. “Foi espetacular a inauguração deste teatro. Antigamente, quando terminava o Laboratório Coral, se fazia uma apresentação. Hoje, porque a estrutura do teatro permite, se faz um espetáculo. Isso é muito maravilhoso”, destacou.

Giordana Mendonça é mineira de Itabira e mora no Rio de Janeiro. É a primeira vez que participou do Laboratório Coral, que classifica como experiência inesquecível. Giordana ficou encantada com Itajubá, especialmente com o acolhimento das pessoas e com a importância que o canto coral tem para a cidade. “É minha primeira participação e pretendo voltar em todas as próximas”, disse Giordana.

Amaury Vieira, coordenador do Laboratório Coral, agradeceu a Prefeitura de Itajubá pelo apoio ao projeto. “Foi fundamental o apoio da Prefeitura de Itajubá, sem esse apoio não conseguiríamos viabilizar o evento. Por meio do ICMS cultural, aprovado pelo Codphai (Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Artístico de Itajubá) nós conseguimos recurso suficiente para desenvolver o Laboratório Coral”.

Amaury conclui reafirmando a importância de Itajubá no cenário nacional do canto coral. “Itajubá é uma cidade que ao longo dos anos conquistou espaço em nível nacional através de seu laboratório coral, e hoje está no topo do canto coral brasileiro”.

O espetáculo foi resultado de uma semana de preparação dos cerca de 100 participantes do Laboratório, que passaram por treinamentos, oficinas e ensaios

Laboratório Coral de Itajubá é referência nacional para coralistas e regentes

Interpretando canções do repertório da MPB, envolvendo coreografias e atuações cênicas, os coralistas deram um verdadeiro show, que encantou o público que lotou as dependências do teatro

Público lotou as dependências do Teatro Municipal Christiane Riera

Amaury Vieira, coordenador do Laboratório Coral, agradeceu a Prefeitura de Itajubá pelo apoio ao evento

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br