Febre Amarela: Acompanhe o calendário de vacinação na zona rural de Itajubá

No Rating

Itajubá não faz parte da área de risco para Febre Amarela e não há casos registrados da doença até o momento, conforme informações da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Como medida preventiva, a Prefeitura está intensificando a vacinação contra a Febre Amarela nos bairros rurais do município. Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa, leve a carteira de vacinação para checagem e verificação da necessidade de tomar a vacina.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida em áreas florestais, principalmente pelo mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da Dengue). A vacina que previne a Febre Amarela está disponível nos postos de saúde de Itajubá durante todo o ano. Ela é indicada para quem vai viajar para áreas de risco ou para o exterior do País. Para os viajantes, a vacina deve ser administrada com antecedência mínima de 10 dias da data da viagem.

Além desse grupo específico, a vacina consta no Calendário Nacional de Vacinação e é aplicada nas crianças aos 9 meses de idade e como reforço aos reforço aos 4 anos de idade. O intervalo mínimo entre a dose do esquema e o reforço é de 30 dias. Para pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades.

Calendário de Vacinação

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br