Febre Amarela: Prefeitura faz vacinação casa a casa nos bairros rurais do município

No Rating

Como medida preventiva, a Prefeitura intensificou a vacinação contra a Febre Amarela nos bairros rurais de Itajubá.

Os moradores dos bairros Anhumas, Berta, Ilhéus, Serra dos Toledos, Peroba, Rio Manso, Gerivá, Capetinga e Canta Galo, entre outros, receberam as equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no último final de semana, e os agentes de Saúde foram de casa em casa vacinando as pessoas que ainda não haviam recebido a imunização. Conforme explica a enfermeira Rose Marchetti, coordenadora do Programa de Imunizações da Prefeitura de Itajubá, em um primeiro momento, as equipes de vacinação ficaram em um ponto fixo nos bairros. A vacinação casa a casa foi feita posteriormente, para abranger àquelas pessoas que, por um ou outro motivo, não puderam ir aos pontos de vacinação.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida em áreas florestais, principalmente pelo mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da Dengue).

A vacinação nos bairros rurais do município continua a ser feita pela Prefeitura e as pessoas também podem procurar os postos de saúde do
município para checagem e verificação da necessidade de tomar a vacina. A vacina contra a Febre Amarela é indicada para quem vai viajar para áreas de risco ou para o exterior do País. Para os viajantes, a vacina deve ser administrada com antecedência mínima de 10 dias da data da viagem.

Ação auxilia na prevenção da Febre Amarela

Vacinação foi feita de casa em casa pelas equipes de Saúde

Secretaria de Saúde oferece todo o suporte para a vacinação

Vacinação contra Febre Amarela está sendo feita no município

Equipes da Prefeitura vão até os moradores dos bairros rurais

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br