Gigante multinacional na produção de painéis solares confirma interesse em Itajubá

No Rating

Publicado por SECOM em: 26/04/2017

 

A Prefeitura de Itajubá trabalha para aumentar a geração de emprego e renda no município e uma das ações é a negociação para a instalação de novas empresas na cidade. Isso inclui investir em qualidade de vida, infra-estrutura, saúde, questões ambientais e outros, de forma a garantir que nossa cidade seja sempre atrativa aos olhos dos grandes investidores internacionais.

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), a empresa americana Siva Power, que fabrica painéis fotovoltaicos, dispositivos utilizados para a geração de energia elétrica, confirma seu interesse em se instalar em Itajubá num projeto de 200 milhões de dólares.

Na manhã de segunda-feira, dia 24 de abril, os representantes da Siva Power, Dr. Markus E. Beck, diretor de tecnologia da empresa, e Jaime Oliveira, da Siva Brasil, estiveram em reunião com o prefeito Rodrigo Riera, no Centro Administrativo Municipal, para tratar de detalhes da implantação da empresa no município.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Christian Gonçalves e os secretários municipais Fernando Bissacot (Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio), Ricardo Augusto Ferreira (Meio ambiente) e Nilo Baracho (Saúde), que apresentaram, aos visitantes, informações sobre o desenvolvimento de Itajubá nas áreas de indústria, tecnologia e qualidade de vida, bem como sobre investimentos e serviços em preservação do meio-ambiente e na área da Saúde disponíveis no município, assim como as vantagens, logísticas e ambientais, de Itajubá estar inserida em uma região como a Serra da Mantiqueira.

A Siva Power, quando construída em Itajubá, possuirá quatro linhas de produção e a primeira delas deverá começar a operar em 2019. Ao todo, com as quatro linhas de produção em atividade, serão gerados aproximadamente 800 novos empregos diretos no município. A empresa será construída no Distrito Industrial 4, entre Itajubá e Piranguinho.

Após a reunião na Prefeitura, a comitiva da Siva Power, acompanhada de representantes da Prefeitura, seguiu em visita à cidade, passando pelo Teatro Municipal Christiane Riêra e pelo Parque da Cidade, até o terreno em que a empresa será instalada e visitaram as obras do Laboratório de Alta Tensão do Instituto Senai de Inovação. Também visitaram as empresas Honeywell, onde foram recebidos por Gerson Rodrigues, e Balteau, na qual foram recepcionados por André Gesualdi, e participaram de uma reunião com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI), como empresas convidadas.

A visitação prosseguiu na terça-feira, dia 25 de abril, com visita aos laboratórios da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT) e ao SENAI, de onde partiram para Belo Horizonte.

O prefeito Rodrigo Riera e o diretor de tecnologia da Siva Power, Dr. Markus E. Beck: parceria firmada

Os representantes da Siva Power, Dr. Markus E. Beck, diretor de tecnologia da empresa, e Jaime Oliveira, da Siva Brasil

Da esquerda para a direita: a diretora do Departamento de Indústria e Comércio da SMICT, Maria Sircia de Sousa; o vice-prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves; o secretário Fernando Bissacot; Jaime Oliveira, da Siva Brasil; o prefeito Rodrigo Riera; o diretor de tecnologia da Siva Power, Dr. Markus E. Beck; o secretário de Saúde, Nilo Baracho; o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Ferreira; e a diretora da SMICT, Gisele Alves

O secretário Fernando Bissacot e Dr. Markus E. Beck

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br