Ginásio Prefeito Tigre Maia – Tigrão será sede da 2ª Copa de Judô

No Rating

Publicado por SECOM em: 23/08/2018

 

No dia 26 de agosto, domingo, a partir das 9 horas, será realizada a 2ª Copa de Judô, no Ginásio Prefeito Tigre Maia (Tigrão). O torneio é organizado pela Academia de Judô YAMA de Itajubá, com apoio da Prefeitura de Itajubá e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). Esta será 4ª etapa da Liga Sul Mineira de Judô e reunirá cerca de 300 atletas vindos de outras cidades do Sul de Minas e dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Há 22 anos, a Academia de Judô YAMA, coordenada pelo sensei Alexandre Braz Carneiro, vem ensinando a arte do judô em Itajubá e tem obtido excelentes resultados em 2018. Os judocas Henrique Santos foi campeão mineiro Sub 13 (-42kg) e conquistou medalha de prata nos Jogos Escolares (JEMG) 2018. Pedro Machado, também da YAMA, foi o terceiro colocado no JEMG na categoria sub 13 (-36kg). Davi Machado foi o campeão mineiro Sub 11 (-30kg) e Lívia Braz Carneiro a vice-campeã mineira Sub 21 (-52kg) e terceira colocada no JEMG 2018. Já a atleta Letícia Braz Carneiro foi a vice-campeã do JEMG 2018 categoria M2 (-57kg).

No Brasil, o Judô surgiu no fim da década de 1910 e, no início da década seguinte, Takaharu (ou Takaji) Saigo, 4° dan de Judô, ensinava a arte na cidade de São Paulo, em sua academia localizada na Rua Brigadeiro Luís Antônio. Em 1922 e 1923, chegou a fazer demonstrações da arte perante personalidades políticas e militares da época e teve alunos tanto japoneses quanto não japoneses. Diz-se que Takaharu Saigo era neto de Takamori Saigo, um dos homens mais importantes da Restauração Meiji no Japão. Um dos primeiros torneios de judô foi realizado no dia 1 de maio de 1931 na cidade de Araçatuba (SP), organizado por Yuzo Abematsu, 4º dane ex-professor de judô da Escola Superior de Agronomia de Kagoshima, da segunda Escola de Ensino Médio, e do Batalhão da Polícia do Exército do Japão. O torneio incluiu lutas contra boxe e luta greco-romana.

A Administração 2017-2020 convida a população para prestigiar a 2ª Copa de Judô na cidade de Itajubá e reitera seus esforços, seu apoio ao judô itajubense, e aos parceiros que fazem com que essa prática se eleve cada vez mais no município.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br