Guarda Municipal realiza trabalho de educação no trânsito em Itajubá

No Rating

Com o lema Servir e Proteger, a Guarda Municipal Realiza vários trabalhos em Itajubá, como cuidar do patrimônio público, ou seja, dos bens ambientais, históricos, culturais e arquitetônicos do Município; auxiliar na segurança de eventos; apoiar as polícias Civil e Militar e efetuar a fiscalização do trânsito. Além da fiscalização, a corporação ainda faz, durante todo o ano, ações de educação no trânsito.

Com a nova sinalização de importantes corredores viários de Itajubá, o trabalho de conscientização de condutores de veículos e pedestres foi intensificado pela Guarda Municipal. Com a orientação dos guardas, que abordam os motoristas para informar sobre normas e condutas, o número de autuações vem caindo em Itajubá. A Guarda Municipal também está implantando na cidade o projeto PEM (Patrulhamento Escolar Municipal), que tem como principal objetivo informar as crianças da Rede Municipal de Ensino sobre educação no trânsito, como o uso da faixa de pedestres, por exemplo, e noções cívicas.

Ciclistas

Outra ação da Guarda Municipal é junto aos ciclistas itajubenses, que agora contam com cinco ciclofaixas em ruas de grande circulação. Atendendo a essa demanda, os profissionais estão orientando todos os ciclistas a circular nas faixas destinadas para eles. O ciclista que transita na bicicleta é considerado veículo de propulsão humana. Aquele que está empurrando a bicicleta é considerado pedestre, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Assim, os condutores de veículos e os pedestres também estão recebendo atenção especial, pois de acordo com o CTB quem transitar ou estacionar com carro ou moto na ciclofaixa comete infração.

Itajubá registra, em média, 227 infrações de trânsito ao mês, incluindo vários tipos de delitos. As mais recorrentes são a falta do cinto de segurança, estacionamento irregular, como em vaga de idoso e cadeirante sem portar o cartão, e usar o celular enquanto dirige.
Número de autuações vem caindo em Itajubá

Trabalho de conscientização dos condutores de veículos foi intensificado

Blitz é realizada com o apoio da Guarda Municipal

Além de fiscalizar, a corporação promove a educação no trânsito

Guarda Municipal também faz ações educativas

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br