Imbel é tema de artigo escrito por professores de Itajubá e que será publicado em revista especializada

No Rating

A Prefeitura de Itajubá valoriza as iniciativas que visam elevar o nome de Itajubá em âmbito nacional. A Imbel, uma das mais importantes indústrias de Itajubá e da região, tornou-se tema de um artigo escrito pelos professores Gustavo Rodrigo Thomazine e Micheli Leal Thomazine intitulado – Imbel FI, a primeira indústria bélica da América do Sul -, que será publicado na edição de julho da revista Tiro Certo (Editora Minuano).

Gustavo explica que o artigo também nasceu para suprir uma carência de informações sobre a Imbel para a população e por sua soberania em prol da segurança nacional, e principalmente pela excelência de seus produtos, os quais são reconhecidos internacionalmente. O trabalho foi realizado por meio de revisão bibliográfica de documentos históricos pertencentes ao acervo da Imbel Fábrica de Itajubá, devidamente autorizado pelo Ministério do Exército, além de entrevistas com funcionários e ex-funcionários da fábrica, coleta de dados de outros artigos e fontes especializadas. – Essas ações só foram possíveis com o apoio do Major Renaldo Gonzaga de Almeida Filho e do Capitão Thales Afonseca -, ressalta o autor.

Entre as curiosidades sobre a empresa, Gustavo destaca que, ao longo de seu desenvolvimento, a Imbel FI preocupou-se em crescer de forma autônoma e consciente, pois investiu em sistemas de tratamento de água, o que a torna independente da empresa de abastecimento e esse sistema impede a contaminação do ecossistema. Além disso, fez parcerias com a faculdade de Biologia da Fepi, a fim de levantar a fauna presente na área de Mata Atlântica da REPI, demonstrando um importante comprometimento ambiental.

Para realizar este intenso trabalho de pesquisa, os professores Gustavo e Micheli levaram um ano entre a coleta de dados, leituras, pesquisas, entrevistas e redação do artigo.

Imbel é uma das mais tradicionais indústrias de Itajubá

Os autores do artigo, professores Gustavo e Micheli

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br