Implantação de Fitoterapia na rede pública de Saúde de Itajubá é debatida em reunião no Teatro Municipal Christiane Riera

No Rating

Publicado por SECOM em: 13/06/2018

 

A Prefeitura de Itajubá e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com a Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), realizaram uma reunião sobre a introdução do uso da Fitoterapia e das plantas medicinais na rede pública de Saúde de Itajubá.

A reunião ocorreu no Teatro Municipal Christiane Riera, na terça-feira, 12 de junho, e contou com a presença do secretário de Saúde, Nilo Baracho; dos agentes comunitários e enfermeiros da rede de atenção primária de Saúde de Itajubá; dos professores da Faculdade de Medicina de Itajubá, Rodolfo Faria e Paulo Oliveira Cortez; do representante da Fundação Sebastião Pereira Renó (FUSPER), Anderson Eron; e da farmacêutica da rede municipal de Saúde, Gabriella Guimarães e Silva, que palestrou sobre Fitoterapia e o uso das plantas medicinais.

Com o objetivo de descobrir o que há de inovador na Gestão da Educação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e como está a gestão e atenção em saúde, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), e em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), abriu uma chamada pública em 2015, por meio do projeto InovaSUS 2015, para envio de projetos inovadores em Gestão de Educação na Saúde.

Dentre os muitos trabalhos recebidos foram selecionados, pelo InovaSUS, 38 iniciativas, na qual a Faculdade de Medicina de Itajubá foi premiada através do projeto “Estratégias para implementação da Fitoterapia na Rede Pública de Saúde do Município de Itajubá-MG”, o qual se compromete a trabalhar com o uso de plantas medicinais para tratamento de doenças na rede pública.

A Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações auxiliam na cura das doenças. Deste modo, o trabalho será desenvolvido envolvendo os profissionais da rede pública de Saúde que serão capacitados através da Educação Permanente em Saúde, de modo que toda a equipe que assiste a comunidade tenha condições de promover, in loco, a utilização da Fitoterapia. Todas as unidades de saúdes do município receberam a cartilha do uso da fitoterapia e banners ilustrativos.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br