Investimentos em Saúde em Itajubá são os maiores dos últimos anos – Prefeitura mantém em dia subvenção da Santa Casa e do Hospital Escola

No Rating

A Prefeitura de Itajubá vem fazendo grandes investimentos na área da Saúde, sempre visando uma melhor qualidade de vida para população e o desenvolvimento do município. Sendo assim, esclarece que a informação que vem sendo veiculada nas redes sociais de que a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia deixará de atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) – devido a diminuição drástica de repasse financeiro pela prefeitura de Itajubá (de acordo com nota publicada no Facebook), está equivocada.

A Prefeitura informa que as subvenções destinadas pela Administração 2013-2016 à Santa Casa e ao Hospital Escola continuam a ser repassadas, conforme explica a secretária municipal de Saúde, Maria Goretti Ferreira Parada Oliveira: -A Santa Casa é um hospital contratualizado com o SUS e possui um plano de trabalho, regras e metas a serem cumpridas. Assim, recebe uma verba do SUS e recebe também uma subvenção da Prefeitura. Os dois prestadores de serviços do SUS – Santa Casa e Hospital Escola – sempre tiveram o carinho e a atenção desta Gestão, por meio também desta subvenção mensal para dar um aporte maior, pois sabemos que a crise financeira instalada no País se reflete diretamente na Saúde. Essa subvenção está em dia, a Prefeitura não deixou de pagar-. A secretária de Saúde ressalta que a Prefeitura reconhece a importância da Santa Casa e do Hospital Escola para o município, porém com a crise financeira e com o corte de verbas destinadas aos municípios, foi necessário manter o mesmo valor da subvenção em 2016.

Mais benefícios para o município

Ampliação de equipes de saúde da família e da frota de veículos para atendimento da população, elevação dos indicadores de Saúde, habilitação de novos serviços como Ressonância Magnética e Colonoscopia, são alguns dos benefícios trazidos para Itajubá pela atual Administração. Outro trabalho que se destaca é aquele feito pela Vigilância em Saúde referente ao combate à Dengue: Itajubá não foi considerado um município epidêmico graças ao trabalho efetivo junto à população. Além disso, de 2013 até 2016, houve melhoria dos salários dos agentes comunitários e dos agentes de endemias, pois o município está pagando o teto salarial para esses profissionais. Os serviços de atenção primária foram organizados e houve a contratação de novos profissionais.

A Prefeitura investiu na reforma e na ampliação do Centro Municipal de Saúde e está reformando, ampliando e construindo postos de saúde. Em um ano de atuação, 5 mil atendimentos já foram realizados pelo Samu em Itajubá, serviço que foi trazido para o município pela Prefeitura, garantindo atendimento de urgência e emergência para toda a população.

Quem necessita de fisioterapia dispõe de tratamento digno e gratuito, pois a Prefeitura estruturou o Centro Municipal de Reabilitação com recursos próprios, adquirindo equipamentos modernos, móveis e acessórios para tratamentos fisioterapêuticos. Outro benefício para os itajubenses é a construção da Farmácia Integrada e a criação do programa Remédio em Casa, por meio do qual o cidadão recebe seus medicamentos em sua residência. Milhares de pacientes já foram atendidos pelos mutirões da catarata e do glaucoma, recebendo acompanhamento médico e medicamentos gratuitos.

A parceria entre a Prefeitura de Itajubá e o Estado também trazem benefícios ao município. Exemplo disso é a ampliação do Hospital Escola, uma obra relevante para a cidade e bastante esperada pela população. Além disso, o município regularizou os serviços da área da Saúde: os recursos destinados ao município, hoje, são repassados diretamente para o Fundo Municipal de Saúde. -Com essa regulação dos serviços, houve mais condições de comprar exames laboratoriais, de ampliar o número de exames e de consultas. Isso só foi possível com a gestão plena, ou seja, o município está gerenciando seus recursos com mais eficiência-, conclui Maria Goretti.

Subvenções destinadas à Santa Casa e ao Hospital Escola continuam a ser repassadas

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br