Investimentos em Saúde: Prefeitura contratará 21 servidores para a área com o objetivo de melhorar a oferta de serviços à população

No Rating

A área da Saúde recebe atenção especial da Prefeitura de Itajubá. Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços desta área, a Prefeitura irá contratar mais 21 profissionais qualificados para o setor.

Dez cargos de Técnico em Enfermagem, seis de Farmacêutico e dois de Médico Veterinário serão disponibilizados para servidores efetivos. Os novos Técnicos em Enfermagem irão substituir os profissionais que se aposentaram em 2016. Esta profissão, anteriormente, era chamada de Auxiliar em Enfermagem. Assim, houve a necessidade de extinção dos cargos antigos e consequente criação de novos, atendendo aos critérios do Ministério da Saúde.

Ainda cumprindo uma determinação do Governo Federal, que institui a presença de Farmacêuticos em todos os locais em que há dispensa de medicamentos, a Prefeitura necessitou contratar seis profissionais desta área. Já os Veterinários auxiliarão na demanda do Centro de Zoonoses, devido ao aumento do número de castrações de cães e gatos pela Prefeitura, e também atuarão no setor de fiscalização da Vigilância em Saúde.

Também foram criados os cargos temporários gratificados de Coordenador de Saúde Mental, Coordenador de Vigilância Epidemiológica e Coordenador de Vigilância Sanitária. Essas funções fazem parte de determinações Estaduais e Federais, que exigem coordenadores técnico-administrativos e gestores à frente de programas do Ministério da Saúde, como o Programa de Saúde Mental, Epidemiologia e Vigilância Sanitária, com verbas destinadas para esses fins.

Ainda sobre o Programa de Saúde Mental, no dia 2 de abril de 2016, houve Processo Seletivo para preenchimento de vagas no CAPS-AD, como Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). As vagas são para Agente Comunitário de Saúde (9 vagas); Auxiliar em Saúde Bucal (6 vagas); Assistente Social (4 vagas); Cirurgião Dentista em várias especialidades (8 vagas); Dentista para ESF (2 vagas); Educador Físico (4 vagas); Enfermeira (1 vaga); Fisioterapeuta (4 vagas); Médico para ESF (3 vagas); Médico Psiquiatra (1 vaga); Nutricionista (4 vagas), e Psicólogo (4 vagas).

Para atender demandas em virtude de aposentadorias ou morte do servidor, e do término de contrato temporário, em abril de 2016, foram convocados dois agentes comunitários de saúde para o posto do bairro Piedade e dois apara o posto do Rebourgeon, além de três novos Técnicos em Enfermagem que auxiliarão nas unidades de saúde. Ainda atendendo a demandas crescentes na Administração Municipal serão contratados nove Agentes de Apoio Contábil e um Assessor Jurídico.

Novos profissionais atenderão a demanda da área da Saúde

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br