Itajubá recebe seu primeiro parklet: um espaço de lazer e convívio para as pessoas

No Rating

Publicado por SECOM em: 13/11/2018

 

O parklet é uma intervenção urbana, considerado uma mini-praça, um espaço aberto de socialização, a fim de criar locais de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros. Esses locais almejam a humanização e a democratização do uso da rua, tornando-a mais atrativa e convidativa.

Itajubá está recebendo o seu primeiro parklet, construído totalmente em madeira na rua Dr. Américo de Oliveira, esquina com a praça Presidente Getúlio Vargas (Praça do Carneiro), no centro da cidade.

O parklet foi idealizado pela aluna-engenheira Thaís Ivo, com orientação da professora Daniele Ornaghi, para um projeto de conclusão de graduação do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). A parti deste protótipo, haverá parâmetro para as construções futuras, bem como para a escolha do local. Fez-se um levantamento dos potenciais pontos de acordo com o traçado urbano e as ruas do centro do município para definir o melhor local para essa primeira instalação, e os próximos locais serão estudados da mesma forma.

Para efetivar a construção do parklet, a idealizadora contou com o apoio da Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (SEMDS) e do Departamento de Trânsito (Detranit). A estrutura foi patrocinada pela LBraga Construtora e Incorporadora Eireli.

Primeiro parklet de Itajubá

Thaís Ivo idealizadora (ao meio), Marcos Pereira de Paula secretário de Defesa Social, e Luiz Cláudio diretor do Departamento de Trânsito

Parklet de Itajubá está sendo construído na rua Dr. Américo de Oliveira

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br