Macaco é encontrado morto no bairro Cantagalo: Vigilância Epidemiológica diz que não há evidências de Febre Amarela em Itajubá

No Rating

Um macaco foi encontrado morto esta semana no bairro Cantagalo, em Itajubá.

Segundo moradores um cachorro apareceu segurando pela boca a cabeça e uma pata do macaco, mas informaram que é costume cães atacarem animais daquela região. O material foi recolhido e encaminhado para descarte em local apropriado. Antes mesmo do ocorrido, o Serviço de Imunização e as Unidades de Saúde já haviam realizado as intensificações de vacinação dos moradores de zona rural.

Segundo a Vigilância Epidemiológica não foram encontradas evidências de que o macaco apresentava Febre Amarela.

A Vigilância Epidemiológica notificou a ocorrência e informou aos responsáveis da Superintendência Regional de Saúde todas as providências tomadas. Os moradores do bairro foram orientados a manterem vigília sobre o aparecimento de novos casos de morte desses primatas e avisarem se acontecer novamente.

Mesmo sem evidências de Febre Amarela, a vacinação no bairro Cantagalo deverá ser realizada casa a casa em virtude da morte do macaco. A vacina contra a Febre Amarela está disponível nos postos de saúde. Procure o posto mais próximo de sua casa, leve a carteira de vacinação para checagem e verificação da necessidade de tomar a vacina.

O material foi recolhido e encaminhado para descarte em local apropriado

O animal estava em avançado estado de decomposição, e restavam apenas a cabeça e uma pata armazenadas em uma sacola plástica

A Vigilância Epidemiológica foi notificada no dia 22 de fevereiro e uma equipe esteve no local a fim de investigar a ocorrência.

A vacinação no bairro Cantagalo deverá ser realizada casa a casa em virtude da morte do macaco. Os moradores foram orientados a manterem vigília sobre o aparecimento de novos casos de morte de macacos e avisarem se acontecer novamente.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br