Mais de 300 mudas de árvores foram plantadas em Itajubá pela Prefeitura

No Rating

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trabalha para tornar a cidade ainda mais arborizada e para fiscalizar o cumprimento das leis ambientais. Mais de 300 mudas, recebidas por meio de medidas compensatórias, já foram plantadas no município.

A medida compensatória cumpre uma normativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) que determina que para cada árvore cortada, dez sejam plantadas para compensar o dano ambiental, independente se for corte autorizado pela Prefeitura ou não. A medida também pode ser revertida em materiais e serviços ambientais, como as cercas para o Programa de Proteção de Nascentes. As mudas precisam ter, no mínimo, um metro e meio de altura e serem de árvores nativas ou frutíferas. Em caso de corte de espécies raras, 20 mudas preferencialmente da espécie que foi retirada, precisam ser repostas.

Após a reposição das mudas, a Secretaria de Meio Ambiente analisa o melhor lugar para o plantio. Esse lugar pode atender ao programa de proteção às nascentes, à reposição de área degradada, à reposição de mata ciliar ou à arborização urbana. A Prefeitura também realiza vistorias e avaliações para verificar as condições das árvores que recebem solicitação de corte. Biólogos da Administração Municipal analisam se a espécie necessita ser totalmente cortada ou se uma poda resolve o problema. As árvores com risco de queda ou que estão morrendo podem ser cortadas, mediante análise, sem a necessidade de medidas compensatórias.

Entre os bairros beneficiados com a ação estão: Boa Vista, São Judas Tadeu, Estiva e a margem direita do Rio Sapucaí. Além disso, mudas de Hibisco e Resedá foram plantadas no Residencial Esperança, no bairro Novo Horizonte, em parceria com a Ong Urbis. Também foram plantadas mudas no Programa de Proteção de Nascentes nos bairros Anhumas, Estância, Pedra Preta e São João. Entre as espécies cultivadas estão Ypês, Resedá, Quaresmeiras, Hibisco, Pau-Brasil, entre outras.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br