Municípios da região avaliam planos municipais de educação em reunião no CTC

No Rating

Publicado por SECOM em: 25/04/2017

 

Representantes de municípios da região participaram na última quarta-feira, 19 de abril, de uma reunião para tratar sobre os Planos Municipais de Educação. A reunião foi realizada no CTC – Centro Técnico Cultural Pedro Mendes dos Santos, no centro de Itajubá, e foi coordenada pela Secretária Municipal de Educação Mariângela Alves da Silva, que também é Avaliadora Educacional Técnica pela Superintendência Regional de Ensino (SRE).

Segundo Mariângela, que é a responsável por acompanhar o trabalho de avaliação e monitoramento dos Planos Municipais de Educação de Itajubá e mais 20 municípios do pólo da SRE, o encontro serviu para diagnóstico e atualização de dados, já que em 16 dos 21 municípios houve troca de dirigentes municipais de educação. “O Plano Municipal de Educação nada mais é do que concretizar em realidade os anseios de toda a sociedade e da Educação para efetivamente garantir o acesso, a permanência e sucesso na trajetória escolar de crianças, adolescentes, jovens e adultos”, afirmou Mariângela.

Com a assistência técnica do Ministério da Educação (MEC), os estados, o Distrito Federal e os municípios envidaram esforços para a elaboração ou adequação dos planos de educação, em cumprimento ao disposto no art. 8º da Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024). Concluída essa etapa, iniciou-se o monitoramento contínuo e avaliações periódicas dos planos em vigência, com vistas à efetividade do PNE e da garantia dos direitos consagrados constitucionalmente a todos os cidadãos.

O MEC instituiu a Rede de Assistência Técnica para o Monitoramento dos Planos de Educação, sob a responsabilidade da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A Rede tem como objetivo prestar assistência técnica às comissões coordenadoras e às equipes técnicas responsáveis pelo processo de monitoramento e avaliação dos planos de educação nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, com base nas orientações e documentos emanados da Sase/MEC e pactuadas com o Consed e com a Undime. A Rede de Assistência Técnica é composta por Avaliadores Educacionais (AE) e cada ente federativo conta com um coordenador estadual, um supervisor e técnicos, conforme o número de municípios do seu território, sendo em média 30 por técnico.

A reunião avaliou os planos municipais de educação de cidades da região.

O encontro reuniu dirigentes municipais de educação do polo da Superintendência Regional de Ensino – SRE

A reunião foi coordenada pela Secretária Municipal de Educação Mariângela Alves da Silva, que também é Avaliadora Educacional Técnica pela SRE

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br