Mutirão de espirometria: Prefeitura realiza mais uma ação na Faculdade Wenceslau Braz (FWB)

No Rating

Publicado por SECOM em: 01/11/2018

 

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou no dia 30 de outubro, terça-feira, o mutirão da espirometria, na Faculdade Wenceslau Braz (FWB).

O mutirão de espirometria é realizado de três em três meses e, nesta edição, 30 pacientes foram atendidos. O exame é utilizado para medir o volume e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões. É indolor e não invasivo, com o objetivo de medir, entre outras coisas, o consumo de oxigênio na respiração. Um aparelho chamado de espirômetro é conectado ao indivíduo através de um bocal. Um clipe de borracha é colocado no nariz do paciente e, este, sentado, é induzido a respirar tranquilamente pela boca. O técnico em espirometria que aplica o exame solicita diversos métodos de respiração como assoprar e encher o peito. O exame não dura muito tempo.

De acordo com os resultados é possível fazer o diagnóstico de diversas doenças respiratórias como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), bronquite e asma, como doenças ligadas a outras partes do corpo humano e que também influenciam na boa respiração. O exame de espirometria é indicado para quem é tabagista, utiliza fogão à lenha, sente falta de ar ou tem histórico de doença pulmonar.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br