Mutirão do Glaucoma: Prefeitura realiza exames gratuitos para a população

No Rating

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo o Mutirão do Glaucoma até hoje, dia 28 de abril. A ação acontece na Policlínica da Varginha e 120 exames gratuitos são realizados ao dia.

Os atendimentos são feitos das 7 às 17 horas e os usuários do sistema foram encaminhados pelas unidades de saúde dos bairros. A Secretaria de Saúde também convocou os pacientes que possuem a doença e já são tratados. Em Itajubá, cerca de trezentas pessoas com Glaucoma são acompanhadas permanentemente e recebem medicamentos para controlar a doença, que pode causar cegueira.

Sobre a doença

O Glaucoma é uma doença grave que surge do aumento da pressão intraocular. Com a destruição das células do nervo óptico, o paciente diagnosticado com a doença se não tratado corretamente pode perder a visão. Os sintomas da doença mais frequentes são escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico.

A doença não tem cura, contudo, existem diversas formas de controle do Glaucoma. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente, que pode ter uma vida normal com a doença.

Medicamentos são entregues gratuitamente ao paciente

Diagnóstico precoce é importante

Atendimento é feito na Policlínica da Varginha

Glaucoma é uma doença grave que surge do aumento da pressão intraocular

Exame é indolor e ajuda no controle da doença

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br