Mutirão do Glaucoma: Prefeitura realizou mais de 400 atendimentos em apenas 4 dias

No Rating

Publicado por SECOM em: 18/01/2018

 

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 15 e 18 de janeiro, o mutirão do Glaucoma. Os atendimentos foram realizados na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), totalizando mais de 400 pacientes.

A realização do mutirão do Glaucoma acontece de 3 em 3 meses, por meio da empresa Vibra – Visão Brasil, de Itanhandu. Os pacientes passam por uma triagem e em seguida são chamados para a realização de testes, que são realizados por enfermeiros. Após a avaliação, são atendidos pelo médico que realiza os exames, verificando a pressão ocular e receitando o uso de colírio para o tratamento adequado da doença.

O Glaucoma é uma doença que surge do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico, causando cegueira caso o paciente não seja tratado corretamente. Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente.

A Prefeitura de Itajubá atua firme no combate às doenças que afetam a visão. Os mutirões do Glaucoma, assim como os de Catarata e Espirometria, já ultrapassaram mais de mil procedimentos, entre cirurgias e atendimentos, só no ano de 2017.

Avaliação médica dos pacientes em tratamento do Glaucoma

Mutirão do Glaucoma realizado na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB)

Exames clínicos são realizados durante o mutirão

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br