Nesta quinta-feira, dia 15, programação de aniversário da FACI apresenta o compositor e violeiro Ivan Vilela

No Rating

Publicado por SECOM em: 13/06/2017

 

Os eventos em comemoração ao aniversário de 2 anos da Feira Agroecológica de Itajubá (FACI) continuam a movimentar a praça Jornalista Sebastião Inocêncio Pereira, a pracinha do BPS, nesta quinta-feira, dia 15 de junho. Itajubá receberá, nesse feriado, o compositor, arranjador, pesquisador, professor e violeiro itajubense, Ivan Vilela, para um grandioso show.

Ivan Vilela nasceu em Itajubá e é o caçula de uma família de onze filhos. Iniciou sua carreira artística aos 18 anos, integrando o Grupo Pedra e depois o Grupo Água Doce, que faziam pesquisa das raízes da música mineira. Trabalha há mais de 20 anos com pesquisa de cultura popular e sua discografia conta com mais de 20 CDs. Também escreveu o livro Cantando a Própria História: Música Caipira e Enraizamento, lançado pela Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP). Ivan Vilela viajou pelo Brasil participando de inúmeros festivais e em todos eles atuou como compositor, arranjador, instrumentista e também cantor.

Em 1995, Ivan assumiu a viola caipira como instrumento solista. Iniciou então uma série de apresentações e foi se consagrando como um dos maiores expoentes da viola moderna. Desde então tem sido um dos responsáveis pelo trânsito da viola caipira a outros segmentos musicais. Entre suas composições constam mais de cem canções e uma Ópera Caipira. Atualmente, é professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Confira a programação completa:

15 de junho:
– Maracatu
– Show: Ivan Vilela

22 de junho:
– Folia de Reis
– Lanche Comunitário
– Quadrilha dos frequentadores da FACI
– Show: Sanfoneiro

29 de junho:
– Capoeira
– Congada
– Clube da Dança e Forró

A FACI é realizada toda quinta-feira, das 16 às 20 horas, na Praça Jornalista Sebastião Inocêncio Pereira, bairro BPS.

Ivan Vilela é um dos maiores expoentes da viola moderna

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de itajubá – www.itajuba.mg.gov.br