Órgãos de segurança do município fazem ação ostensiva de prevenção ao crime em Itajubá

No Rating

A Guarda Municipal de Itajubá, a Polícia Militar e a Polícia Civil estão realizando ações preventivas de combate ao crime em Itajubá.

O objetivo da iniciativa é restabelecer a ordem, evitar o tráfico de drogas e os furtos em diversos locais da cidade. Os agentes públicos atuaram nas imediações da ponte Tancredo de Almeida Neves (Ponte da Avenida) e nos bairros Boa Vista, Varginha, Avenida e Santa Rita de Cássia. No mês de março, duas operações contaram com o trabalho efetivo e em conjunto dos três órgãos de segurança pública.

As informações coletadas para a intervenção foram por meio do telefone 153 da Guarda Municipal. A ação acontece em horários estratégicos e o policiamento nas regiões abordadas serão intensificados.

Estatuto das Guardas Municipais

Em agosto de 2014, foi sancionada a Lei Federal nº 13.022, que dispõe sobre o Estatuto das Guardas Municipais e institui normas e diretrizes para que a categoria realize o trabalho de garantir a segurança da população.

A nova legislação confere às Guardas Municipais poder de polícia, pois, segundo o Artigo 4 º da Lei, esses profissionais estão autorizados a auxiliar na manutenção da ordem pública. Entre as principais atribuições da Guarda estão a proteção da vida humana, a proteção do patrimônio público, o apoio às polícias Civil e Militar, o auxílio na segurança de eventos e a organização do trânsito.

Com o lema Servir e Proteger, a Guarda Municipal de Itajubá trabalha junto à população, que pode fazer denúncias e solicitar o auxílio dos agentes pelo telefone 153.

Ações acontecem em horários estratégicos

Vários bairros estão sendo monitorados

Atuação conjunta dos órgãos de segurança do município

Objetivo é inibir o uso de drogas e furtos, entre outros delitos

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br