Posto de saúde do bairro Rebourgeon realiza palestra sobre Tuberculose e Hanseníase

No Rating

Em comemoração aos dias mundiais de combate à Tuberculose e à Hanseníase, os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do bairro Rebourgeon realizaram uma palestra educativa sobre as doenças para prestar informações à população.

Na iniciativa, os usuários do Sistema Único de Saúde obtiveram mais informações sobre as doenças, como sinais e sintomas, transmissão, tratamento e prevenção. Além disso, os profissionais ressaltaram importância de procurar a unidade de saúde na ocorrência de sintomas e tiraram dúvidas dos moradores da região.

Datas comemorativas

O Dia Mundial da Tuberculose, 22 de março, foi lançado em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos. A doença, infecto-contagiosa, é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).

Já o Dia Mundial da Hanseníase, 31 de janeiro, tem o objetivo de conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença nos países endêmicos. A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. Apresenta múltiplas formas, as quais manifestam-se por diferentes tipos de lesões na pele. A característica mais importante dessas lesões é a diminuição da sensibilidade (calor e frio) na pele, devido ao acometimento de terminações nervosas livres e/ou troncos nervosos.

Tanto a Tuberculose quando a Hanseníase possuem tratamento. Os pacientes devem sempre procurar as unidades de saúde próximas a suas residências em caso de suspeita das doenças. A Prefeitura realiza a constante capacitação dos profissionais da área da Saúde do município. Nos dias 4 e 5 de abril eles participarão de treinamento sobre Hanseníase em Pouso Alegre.

Cidadãos recebem informações sobre Tuberculose e Hansaníase

Profissionais da saúde tiram dúvidas dos moradores

Palestras educativas são realizadas periodicamente nos postos de saúde

Fonte: Site da Prefeitura Municipal – www.itajuba.mg.gov.br