Postos de saúde fazem atividades para conscientizar a população sobre a Hipertensão Arterial

No Rating

No dia 26 de abril foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou várias atividades nos postos de saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença.

Todas as 22 unidades de saúde reuniram moradores dos bairros para assistirem a palestras, fazer exercícios físicos e participar de grupos de apoio. Durante todo o ano os profissionais das unidades estão disponíveis para fazer o acompanhamento dos portadores de Hipertensão Arterial por meio de aferição da pressão, medicamentos e apoio aos pacientes.

A Hipertensão afeta de 11 a 20% da população brasileira adulta com mais de 20 anos. A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias. Quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada Hipertensão Arterial. A maioria dos hipertensos não apresenta qualquer sintoma ou sinal referente à doença, por isso, o acompanhamento médico e dos agentes de saúde é importante.

Atividades relacionadas à Hipertensão também foram feitas no postinho do bairro Cruzeiro

Frequentadores do posto de saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima receberam informações sobre a doença

Palestra para os moradores do bairro Nossa Senhora de Lourdes

Unidade de saúde do bairro Santa Rosa também teve uma rica programação

Atividades físicas no posto de saúde do bairro São Vicente

Bairros rurais também foram beneficiados

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br