Prefeitura de Itajubá entrega o primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

No Rating

Para melhorar a qualidade dos produtos de origem animal comercializados em Itajubá, a Prefeitura criou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). No dia 29 de setembro, terça- feira, o criador de mel Nivaldo Alves da Silva Filho, do Apiário Sul de Minas, foi o primeiro itajubense a receber o certificado do SIM. A entrega do certificado foi feita pelo prefeito Rodrigo Riêra e pelo secretário de Agricultura José Henrique Jacarini, e contou com a presença de servidores da Prefeitura e do apiário.

Todos os produtos de origem animal, como leite, doce de leite, mel, queijo, entre outros, necessitam de certificação. Existem três esferas para a certificação: a nacional, via Serviço de Inspeção Federal (SIF); a estadual por meio do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA) e a municipal, cuja certificação é feita pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Itajubá é uma das poucas cidades brasileiras a oferecer esse serviço.

O produtor que deseja ter o selo deve entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, que verifica se o que é fabricado atende as normas sanitárias. Além disso, são realizadas análises laboratoriais para verificar a quantidade microbiana e as condições físico-químicas do produto. Os itens que estão de acordo com as exigência e padrões do decreto municipal, conseguem o certificado. Os produtos com o selo só podem ser comercializados dentro dos limites de Itajubá.

Para o consumidor, a medida da Prefeitura é uma garantia de qualidade e procedência dos artigos alimentícios, pois a certificação nacional SIF, contempla produtos mais caros e de grandes empresas, pois a obtenção desse certificado é um processo caro. Com o SIM, o pequeno produtor consegue comprovar a qualidade do que produz sem grandes custos.

O objetivo da medida é agregar valor ao que é fabricado pelo criador local e não haver risco de apreensão da produção tanto pela Vigilância Sanitária como o Procon, que fazem a fiscalização no varejo.

De acordo com o Governo Federal, todo o produto de origem animal comercializado no Brasil precisa ter uma das três certificações: SIF, IMA e, no caso de Itajubá, o SIM. Em breve, um produtor de doce de leite também receberá o certificado do município.

Prefeito Rodrigo Riêra fez a entrega do certificado

Reunião foi realizada no Centro Administrativo Municipal

Objetivo do certificado é agregar valor ao que é fabricado pelo criador local