Prefeitura de Itajubá promove capacitação para médicos sobre Zika e Chikungunya

No Rating

A Prefeitura de Itajubá está atuando no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Zika e da Febre Chikungunya e uma das ações da Administração 2013-2016 é o constante treinamento dos profissionais da saúde.

A Prefeitura está realizando a capacitação dos médicos das Estratégias Saúde da Família (ESF) sobre a abordagem clínica da Zika e da Febre Chikungunya. O aperfeiçoamento está acontecendo nas quintas e sextas-feiras, no CVT-UAITEC de Itajubá e vai até o final de março.

A capacitação é oferecida pelo Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e tem como principal objetivo capacitar profissionais de saúde para melhor assistir os pacientes. O conteúdo é composto por atividades interativas, estudo de casos clínicos, vídeos com especialistas e entrevistas. Também são disponibilizados, na biblioteca virtual, livros e vídeos com conteúdos referentes ao tema para o aluno que desejar aprofundar seus conhecimentos.

O curso está estruturado em quatro Unidades Educacionais, que tratam dos temas: Aspectos epidemiológicos, Promoção à saúde e prevenção de infecção pelo vírus da Zika e Chikungunya; Quadro clínico e abordagem a pessoas infectadas com vírus; Os cuidados com as gestantes com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus da Zika e do recém-nascido com microcefalia e Vigilância da infecção e suas complicações.

A Prefeitura ainda realiza outras ações para combater o mosquito da Dengue, como limpeza de terrenos, mobilização nas empresas, palestras nas escolas, visitas dos agentes de endemias nas casas e empresas, multa a proprietários de terrenos sujos, coleta de pneus velhos e o Mutirão Contra a Dengue.
IMG-20160301-WA0014MEDICOSMédicos participam de aperfeiçoamento sobre abordagem clínica das doenças
IMG-20160301-WA0016MEDICOS_2Capacitação trata de vários temas ligados à Zika e Chikungunya

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – http://www.itajuba.mg.gov.br