Prefeitura fez ação voltada para a Saúde durante o Festival Aitataka – Edição de Inverno

No Rating

Publicado por SECOM em: 27/06/2018

 

A Prefeitura de Itajubá e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com a organização do Festival Aitataka – Edição de Inverno e com a Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), realizaram a Tarde da Saúde durante o Festival, no Parque da Cidade.

Os profissionais da Saúde apresentaram a população técnicas como a Auriculoterapia, prática complementar do Sistema Único de Saúde (SUS) e que está sendo utilizada em algumas unidades de Saúde do município. A Auricoloterapia é utiliza pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e doenças do corpo. Também conhecida como Medicina Auricular, praticantes ao redor do mundo usam esta terapia para tratar dor, vícios e distúrbios internos com excelentes resultados.

Outro tema abordado na Tarde da Saúde foi a Fitoterapia, que é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. A Fitoterapia está sendo implantada na rede pública de saúde de Itajubá e, durante o Festival, foram distribuídos folhetos explicativos sobre cultivo das plantas, preparo para extração dos princípios ativos e para que são utilizadas.

Os alunos de várias ligas acadêmicas também participaram da Tarde da Saúde e desenvolveram palestras relacionadas à Saúde como: Hipertensão Arterial, Diabetes e Tabagismo.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br