Prefeitura lança Guia do Patrimônio Histórico de Itajubá

No Rating

Publicado por SECOM em: 30/05/2017

 

Itajubá possui um rico patrimônio cultural e histórico e, para que a população local e os turistas conheçam mais sobre cada um desses patrimônios, a Prefeitura de Itajubá e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secut), por meio do Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Artístico (CODPHAI), lançaram o Guia do Patrimônio Histórico de Itajubá.

Neste Guia, são retratados 20 patrimônios culturais da cidade que já foram tombados, e tem por objetivo principal divulgar a riqueza patrimonial e cultural de Itajubá, resgatando as histórias. O conteúdo possibilitará ao leitor um conhecimento mais profundo do município, proporcionando a consciência de que a história e a cultura são elementos dinâmicos e que dependem da ação de cada pessoa para que sejam preservados e sirvam de base para a construção do futuro.

Os patrimônios que constam no Guia são divididos de acordo com a tipologia: Arquitetura Civil, Arquitetura Ferroviária, Arquitetura Funerária, Arquitetura Oficial, Unidade de Conservação, Atividades Econômicas, Gastronomia, Manifestações Artísticas e Arquitetura Religiosa. Entre eles, estão imagens e informações da Casa do Presidente Wenceslau Braz, Prédio Central da Unifei, Palácio 26 de Fevereiro, a Estação Ferroviária, a Mulher de Bronze e seu Mausoléu, a Escola Estadual Cel. Carneiro Júnior, o Pastel de Milho, a Calçada da Fundição Dastre, o Retrato do padre Lourenço das Costa Moreira, entre outros.

O Guia do Patrimônio Histórico nas escolas

Para estimular o estudo e o conhecimento deste patrimônio pelas novas gerações, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Massoud Nassar Neto, entregou o Guia do Patrimônio Histórico aos representantes das escolas da Rede Municipal de Ensino, no dia 30 de maio, durante a reunião de trabalho realizada periodicamente pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo é que cada escola escolha uma turma (provavelmente os alunos do 4º ano) para que estudem pelo menos um patrimônio cultural de Itajubá e que o resultado desse estudo seja apresentado por meio de uma exposição fotográfica e/ou maquetes no Teatro Municipal Christiane Riera, na semana do Dia das Crianças, no mês de Outubro.
Guia retrata 20 patrimônios culturais da cidade que já foram tombados

Reunião dos gestores das escolas municipais

O secretário de Cultura e Turismo, Massoud Nassar Neto entregou os exemplares aos gestores das escolas

Massoud falou sobre a proposta de que os alunos estudem os patrimônios e façam trabalhos sobre os mesmos

O conteúdo do Guia do Patrimônio Histórico possibilitará ao leitor um conhecimento mais profundo do município

Imagens e informações sobre cada patrimônio foram inseridas no Guia

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br