Prefeitura promoveu a 18ª Semana do Meio Ambiente

No Rating

Como parte da 18ª Semana do Meio Ambiente, os alunos das escolas municipais foram visitar o Horto Florestal Anhumas. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram manutenções e reparos no local, que agora está mais bem estruturado para receber a população.

Durante as visitas monitoradas, os alunos receberam informações sobre a preservação do meio ambiente e também puderam aproveitar o dia de lazer para conhecer o local, que possui uma vegetação constituída de ipês amarelos, jacarandás mimosos, palmeiras, jatobás, angicos e outras espécies. Além disso, o Horto é residência de animais como a rolinha fogo apagou, o juriti, o pica-pau, o bem-te-vi-risadinha, o sabiá, o macaco sauá, lagartos e muitos outros.

Seminário

A 18ª Semana do Meio Ambiente também incluiu a décima primeira edição do Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis (Semear), realizado pela Prefeitura em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), por meio do Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH) e do Instituto de Recursos Naturais (IRN).

O objetivo do Seminário foi oferecer à comunidade palestras sobre temas ambientais e geração de energia limpa no Brasil para difundir os estudos e as ações realizadas no setor para um desenvolvimento sustentável. O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Augusto Ferreira representou a Prefeitura na abertura do Seminário, que contou com a participação do reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida; do vice-presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), engenheiro Rodopiano Marques Evangelista; do presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), Jansen Francisco Correa Ferreira; da sargento Luciana de Castro Vasconcelos, da Polícia Ambiental, e de representantes da Câmara Municipal de Itajubá.

A palestra de abertura foi proferida pelo engenheiro Rodopiano Marques Evangelista, da Assemae, que abordou o tema Saneamento Básico em Minas Gerais: realidade e desafios. Além de palestras o seminário contou com a apresentação de trabalhos técnicos de alunos de graduação e pós-graduação da Unifei.
Alunos das escola municipais visitaram o Horto Florestal Anhumas

Passeio é educativo e também para lazer

Alunos assistiram a palestras

Ações com foco nos cuidados com o meio ambiente

Seminário ofereceu palestras sobre temas ambientais e geração de energia limpa no Brasil

Palestra abordou o tema Saneamento Básico em Minas Gerais

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br