Prefeitura realizará ação preventiva contra a Aids e outras DST durante o Carnaval

No Rating

A Aids é uma doença infectocontagiosa que faz milhares de vítimas todos os anos. A prevenção ainda é a melhor forma de conter o avanço da síndrome, por isso, a Prefeitura de Itajubá, por meio do Centro de Assistência e Prevenção de DST / AIDS (CAP) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), distribui preservativos masculinos em todas as Unidades de Saúde do município, e fará essa ação durante o desfile dos blocos de Carnaval.

O CAP também fará orientações a população nos dias de Carnaval, por meio da distribuição de material informativo e de preservativos. Outro trabalho importante realizado pelo Centro é o teste gratuito de HIV. Em apenas 40 minutos e com uma gota de sangue a pessoa descobre se é portadora do vírus. O exame, que é sigiloso e confidencial, ainda detecta Sífilis e Hepatite B.

Sobre a doença

Transmitida pelo vírus HIV por meio do contato com o sangue, esperma, secreção vaginal, leite materno ou transfusão de sangue contaminado, a Aids ataca o sistema imunológico e, se não tratada adequadamente, pode causar o óbito.

Para evitar a contaminação, o uso do preservativo é necessário nas relações sexuais e seringas e agulhas não devem ser compartilhadas. Como é uma doença que ainda não tem cura, todas as pessoas infectadas conseguem tratamento gratuito. Em Itajubá o CAP, além de atender e orientar os pacientes, é responsável pela distribuição dos medicamentos anti-Aids.

O CAP realiza testes rápidos, gratuitamente. Para mais informações procure o CAP na rua Alcides Faria, 245, ou entre em contato pelo telefone 3692-1741.
Prevenção ainda é a melhor forma de conter o avanço da Aids e de outras doenças

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br