Prefeitura registra morte de macacos no município – Vacinação contra a Febre Amarela continua a ser feita e postos de saúde estão com atendimento em horário ampliado

No Rating

Publicado por SECOM em: 19/04/2018

 

No dia 15 de abril, domingo, a Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de Vigilância Epidemiológica, foi notificada sobre a morte de um macaco (epizootia) na região rural de Itajubá, no bairro São Pedro, local de difícil acesso e com mata fechada.

A equipe da Secretaria de Saúde encontrou uma fêmea de espécie conhecida como Sauá, viva e em estado grave, porém sem sinais de choque elétrico, perfuração, brigas, entre outros. O animal ainda com sinais de vida ficou em observação e acabou morrendo na manhã do dia seguinte. Foram retirados fragmentos dos órgãos do animal e encaminhados para análise no Laboratório de Referência em Belo Horizonte (FUNED). O proprietário informou que, na mesma área, foi encontrado outro macaco, mas em decomposição.

No dia 19 de abril, outro macaco (Mico) foi encontrado morto no bairro Medicina. O mesmo procedimento – coleta e encaminhamento de material para análise – foi realizado. NÃO HÁ CONFIRMAÇÃO DE MORTES DE MACACOS POR FEBRE AMARELA: OS CASOS ESTÃO AINDA EM ANÁLISE.

PREVENÇÃO

Diante disso, a Prefeitura reforça que há como prevenir a Febre Amarela. Quem ainda não tomou a vacina, basta procurar uma unidade de saúde para receber a imunização, apresentando o cartão de vacina para atualização se necessário.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão funcionando de SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, com atendimento médico até às 19 horas. Cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) como referência, no horário das 17 às 19 horas, conforme a relação abaixo:

UBS VILA RUBENS:
-ESF Vila Isabel
-ESF CAIC
-ESF Jardim das Colinas

UBS SANTA RITA DE CÁSSIA:
-ESF Zona Rural 2
-ESF Santa Rosa
-ESF Nossa Senhora de Fátima

UBS NOSSA SENHORA DE LOURDES
-ESF Piedade
-ESF Rebourgeon
-ESF Santa Luzia

UBS GASPAR LISBOA (VARGINHA)
-ESF Zona Rual 1
-ESF Cruzeiro
-ESF Avenida

UBS SÃO VICENTE (Atendimento médico)
-ESF Boa Vista
-ESF Santo Antônio
-ESF Medicina

ATENÇÃO! Pedimos a toda população que no caso de observarem macaco morto ou doente favor entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica através dos telefones (35) 3622-5470 ou 99808-1765, para que possam ser adotadas as medidas recomendadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br