Procon fiscaliza tempo de espera nas filas dos caixas nas agências bancárias na cidade

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Publicado por SECOM em: 17/08/2017

 

O Procon de Itajubá, por meio do Setor de Fiscalização Estratégica, realizou no último mês, de forma ampla, a Primeira Etapa de Fiscalização no ano de 2017 nas agências bancárias da cidade, tendo como objetivo principal verificar o cumprimento da Lei Municipal nº 2.247/99, que regulamenta o tempo de espera nas filas dos caixas de até 15 minutos.

Foram fiscalizadas as 13 agências bancárias da cidade. Em cada uma das agências foram realizadas três medições do tempo de atendimento feitas em dias e horários alternados.

Veja a seguir o balanço geral da Primeira Etapa de Fiscalização – Tempo de Atendimento:

Agências Fiscalizadas – 13

1ª Medição (21/06/2017):
– Atendimento em até 15 minutos: 11 agências
– Atendimento acima de 15 minutos: 2 agências

2ª Medição (04/07/2017):
– Atendimento em até 15 minutos: 11 agências
– Atendimento acima de 15 minutos: 2 agências

3ª Medição (17/07/2017 a 21/07/2017):
– Atendimento em até 15 minutos: 10 agências
– Atendimento acima de 15 minutos: 3 agências

Para a segunda etapa do trabalho, novas medições do tempo de atendimento já estão programadas e a participação do cidadão é fundamental. O Procon solicita aos consumidores que se sentirem prejudicados com relação a demora no atendimento, que procurem o órgão e registrem uma reclamação. Basta apresentar os documentos pessoais e a Senha de Atendimento entregue pelo banco. A reclamação é adicionada ao processo como prova de prática infratora.

O estouro no tempo de atendimento (acima de 15 minutos) é prática infratora passível de multa conforme artigo 2º da Lei Municipal nº 2.247/99.

O Procon está desenvolvendo um estudo, que em breve será divulgado, com relação aos dias e horários de mais e menos movimentos nas agências, assim o cidadão poderá se programar melhor quando tiver que ir ao banco. Nesta ação foram fiscalizados também a disponibilidade de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta (Art. 1º da Lei 12.291/10) e dos cartazes obrigatórios contendo informações sobre endereço e telefone do Procon.

O Procon Itajubá atende de segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 16 horas, na Avenida BPS, 35.

E-mail: procon@itajuba.mg.gov.br
Tel: 35 3692-1761/1804.

Para a segunda etapa do trabalho, novas medições do tempo de atendimento já estão programadas e a participação do cidadão é fundamental

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br