Programa da Prefeitura já preservou 26 nascentes de água no município

No Rating

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), desenvolveu o Programa de Proteção de Nascentes. Em apenas seis meses de programa, 26 nascentes já foram preservadas e uma área de aproximadamente 60 mil m², o que equivale a seis campos de futebol, foi protegida.

O programa consiste na doação de mourões e arames, adquiridos por meio de compensação ambiental, para os proprietários rurais que possuam nascentes em suas propriedades e tenham interesse em cercá-las. Com a cerca, evita-se a entrada de animais e, consequentemente, aumenta-se a cobertura vegetal, a biodiversidade e a vazão de água no local.

Os proprietários rurais que têm interesse em proteger as nascentes em suas propriedades entram em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e fazem um cadastro. Em seguida, a equipe técnica se desloca ao local para georreferenciar a área a ser protegida e quantificar o material a ser doado. Após a visita, o proprietário assina um termo de compromisso com a Prefeitura, no qual se compromete a utilizar o material para o fim a que ele se destina, ou seja, a proteção das nascentes. Após 60 dias da doação dos materiais a equipe técnica retorna à propriedade para verificar o andamento do projeto. O bairros Estância e Pedra Preta já estão sendo atendidos pelo programa.

Com o objetivo de contribuir com a conservação dos recursos hídricos do município, o Programa de Proteção de Nascentes pode ser solicitado por moradores de todos os bairros rurais de Itajubá. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (35) 3692-1875.

Técnicos fazem a medição do local a ser cercado

Nascente no bairro Estância faz parte do projeto

Locais em que há nascentes de água nos bairros rurais devem ser preservadas

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br