Projeto Sentimentos: primeira fase foi realizada com os adolescentes no bairro Rebourgeon

No Rating

Publicado por SECOM em: 24/07/2018

 

O projeto Sentimentos, uma iniciativa da Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem como objetivo trabalhar a prevenção do isolamento social na adolescência, ofertar apoio e orientação para a família, além de identificar e encaminhar aqueles que necessitam para a rede de apoio. O isolamento social é uma maneira dos adolescentes lidarem com os conflitos, preconceitos e dificuldades enfrentadas. Tal comportamento, em curto e longo prazo, pode desencadear diversas consequências, desde evasão escolar, esgarçamento dos vínculos comunitários e familiares, e até mesmo prática de automutilação e tentativas de auto extermínio.

A primeira etapa do projeto foi realizada na Escola Estadual Florival Xavier e executado por uma assistente social do CRAS e uma psicóloga da rede de Saúde Mental, com a finalidade de facilitar o fluxo de encaminhamento para a rede, bem como orientar sobre temas mais específicos como automutilação, depressão, suicídio, uso de álcool e drogas. Pretende-se atender de forma coletiva, na primeira fase do projeto, os adolescentes, e em um segundo momento seus pais ou responsável.

Com o projeto espera-se prevenir o isolamento social no adolescente e seus possíveis desdobramentos. As discussões à respeito dos sentimentos e emoções dos adolescentes têm pouco espaço nas escolas, no âmbito familiar e nos serviços públicos de forma geral. Muitas vezes os canais de expressão de sentimentos dessa população se restringem às redes sociais onde não recebem o apoio adequado e pode inclusive contribuir de forma negativa. Sendo assim, é fundamental construir canais de diálogo e atenção para que os adolescentes tenham suas questões acolhidas, e que sua família tenha espaço para expor suas dúvidas e dificuldades de fortalecer o vinculo com os adolescentes presentes na família.

Acredita-se na importância dessa temática para que os jovens e seus familiares possam esclarecer dúvidas e saibam que, além da escola, existem outros órgãos de apoio, como o CRAS, o CREAS, os Conselhos Tutelares, saúde mental e a própria escola. Encontra-se em planejamento a extensão do projeto em outros territórios, como Santa Luzia e Santo Antônio, em parceria com Escola Estadual Coronel Casemiro Osório.
Dessa forma o CRAS, pretende assumir sua responsabilidade de promover ações que visem a prevenção e a proteção básica às famílias de seu território, além de estreitar laços com a rede de garantia de direitos e referenciar à população aos serviços oferecidos pelo município.

Primeira fase do projeto foi realizada com adolescentes do bairro Rebourgeon

Projeto Sentimentos tem como objetivo trabalhar a prevenção do isolamento social na adolescência, ofertar apoio e orientação para a família, além de identificar e encaminhar aqueles que necessitam para a rede de apoio.

Acredita-se na importância dessa temática para que os jovens e seus familiares possam esclarecer dúvidas

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br