Representantes de Itajubá participam de reunião no Ministério da Saúde

No Rating

O secretário de Saúde, Nilo Baracho, representando o prefeito Rodrigo Riera, esteve no Ministério da Saúde, em Brasília (DF), no dia 22 de fevereiro, para uma reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e com o deputado Dimas Fabiano. Além dele, estiveram presentes vereadores do município e representantes do Hospital Escola e da Santa Casa de Misericórdia.

O objetivo da reunião foi agradecer pelo apoio aos projetos na área da Saúde que vem sendo desenvolvidos em Itajubá, bem como pleitear novos recursos para serem investidos do município, visando a melhoria do atendimento à população.

Para o Hospital Escola, por intermédio da Prefeitura, foram destinadas verbas que possibilitarão o credenciamento da instituição para o atendimento de alta complexidade em Ortopedia, Cirurgia Bariátrica e também para a Rede Cegonha, que faz o acompanhamento de gestantes de risco. Já os representantes da Santa Casa foram agraciados com recursos destinados à nutrição enteral, tão necessária para os pacientes da instituição.

Entre as demandas da Prefeitura, Nilo solicitou a verificação de três projetos que já foram aprovados pelo Ministério da Saúde, no entanto não foram ainda credenciados, ou seja, não receberam as verbas para que possam ser colocados em prática. Entre esses projetos estão o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que objetiva contratar profissionais, como nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, para atuarem junto às equipes de Estratégia Saúde da Família (EFS). Segundo Nilo, a Prefeitura já realizou o concurso para contratação desses profissionais e aguarda o credenciamento para que os aprovados possam começar a trabalhar. – Tivemos uma boa resposta sobre este projeto, que está tramitando -, disse.

Outros demandas destacadas pelo secretário de Saúde foram o Projeto de Assistência à Saúde do Sistema Prisional (PNAISP) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), projetos que também já foram aprovados e aguardam a liberação do recurso por parte do Ministério da Saúde.

Reunião objetivou agradecer pelo apoio aos projetos na área da Saúde que vem sendo desenvolvidos em Itajubá, bem como pleitear novos recursos para serem investidos do município

Itajubá representada no Ministério da Saúde, em Brasília

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br