Saúde: Campanha de vacinação contra o H1N1 para os grupos prioritários alcança índice inédito, chegando a quase 100%

No Rating

A Prefeitura de Itajubá ultrapassou a meta de vacinação dos indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários definidos para a Campanha de Vacinação contra o H1N1 no município: 97,03% das pessoas desses grupos foram vacinadas até o final da campanha, no dia 20 de maio. Para oferecer mais oportunidades aos grupos prioritários de receber a vacina, a Prefeitura continuará com a campanha de vacinação contra o H1N1 até o final desta semana, dia 3 de junho.

Fazem parte dos grupos prioritários as crianças de 6 meses a 5 anos, as gestantes, as mães que tiveram bebês em até 45 dias pós-parto, os idosos, os profissionais da área da Saúde, os povos indígenas e as pessoas portadoras de doenças crônicas e de outras doenças que comprometam a imunidade, além dos funcionários e os detentos do Presídio de Itajubá. A campanha de vacinação contra o H1N1 foi realizada nos 22 postos de saúde do município e contou com todo o suporte da Prefeitura e dos profissionais da área da Saúde.

Sobre a gripe

Também é conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, a gripe causada pelo vírus H1N1 pode levar à morte. Como na gripe comum, o contágio entre as pessoas ocorre através de secreções respiratórias, como gotículas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Após contato com vírus, o indivíduo pode levar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença: início abrupto de febre alta associado à tosse, dores musculares e nas articulações (juntas), dor de cabeça, prostração, coriza, garganta inflamada, calafrios e, às vezes, vômitos e diarreia. A doença pode evoluir para falta de ar e insuficiência respiratória seguida de morte. Contudo, a grande maioria dos casos evolui espontaneamente para cura, sem apresentar complicações.

Prefeitura continua com a vacinação para os grupos prioritários

Crianças de zero a seis anos também foram imunizadas

Vacina previne a gripe causada pelo vírus H1N1

Vacinação foi realizada em todos os postos de saúde do município

Profissionais da Saúde verificaram cuidadosamente as carteiras de vacinação das pessoas

Idosos fazem parte dos grupos prioritários

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br